Home Dicas para aprender inglês Como estruturar seus estudos diários de inglês

Como estruturar seus estudos diários de inglês

10481
2
SHARE

Olá, pessoal! Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. E hoje, eu vou falar sobre como estruturar os seus estudos diários de inglês. E isso é algo que muita gente me questiona sobre a quantidade de horas que deve estudar, como deve estudar e outras questões.

E, recentemente, eu tenho estudado muito o francês. Eu até estou pensando em fazer uma viagem para a França. Eu não costumo fazer muitas viagens internacionais, mas acho que isso pode me motivar para aprender o idioma. Então, eu estruturei o meu estudo de francês, mas pode servir para qualquer idioma.

Primeiro de tudo, você deve separar o seu estudo em dois momentos: ativo (quando se sente realmente para estudar) e o passivo (quando fica mais absorvendo o inglês)

Estudo ativo

 Eu divido o meu estudo ativo em dois momentos de 30 minutos. Na primeira meia-hora, eu pego um texto para estudar. Fico relendo, procurando palavras novas, frases e absorvendo conteúdo novo daquele material. Depois, eu passo 30 minutos revisando com o programa de estudo espaçado, no meu caso, eu uso o ANK.

Eu descobri que 30 minutos é um tempo adequado, porque 15 minutos eu considero muito pouco e uma hora direta fica meio monótono. Então, duas etapas de 30 minutos são suficientes.

Estudo passivo

 Só que esse estudo formal não é suficiente. Além disso, você precisa do máximo possível de absorção. Neste caso, você precisa ouvir, fazer o listening, o máximo possível.

Eu começo a consumir esse conteúdo com podcasts com assuntos do meu interesse e com uma voz que me agrade, coloco no meu celular com fones de ouvido enquanto vou caminhar. Então, eu combino esses 60 minutos de estudo passivo com mais uma hora de estudo formal. Duas horas de inglês por dia.

Você pode achar que duas horas é muito tempo, mas se você se organizar vai ver que é possível. Porque esse estudo passivo pode ser feito durante a sua caminhada, corrida, academia ou mesmo quando você precisa se deslocar de ônibus ou carro.

Método efetivo e dedicação diária

 Esse método está dando muito certo para mim e quero recomendar para você. Mais uma vez: duas sessões de 30 minutos de estudo ativo (com material novo e revisão) e mais uma sessão de listening. Eu faço uma hora por dia, mas se você quiser fazer mais, está ótimo.

Você pode reclamar que está entendendo apenas 40% do seu listening, mas não tem problema, só continue ouvindo. Porque aos poucos, o seu estudo ativo vai começar a ajudar a melhorar o seu listening. Só que é aos poucos. Você vai começar a entender aos poucos.

Se você seguir essa rotina todos os dias, vai perceber que está melhorando cada vez mais. O meu francês está a cada dia menos ruim, estou entendendo a cada dia mais. Então, uma sessão de estudo ativo e outra de estudo passivo todos os dias.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit
SHARE
  • Mariana Curado

    Muito legal, Mairo e equipe. Eu estava fazendo isso e não sabia se estava agindo bem, agora sei que isso ajuda. Obrigada!

  • Sandra Stocovichi

    Olá Mairo, muito legal suas dicas! Estou aprendendo alemão por conta e vi no seu texto que você diz que além do método ativo lendo e relendo um texto, depois você estuda mais espaçado, e usa o ANK…o que é isso?