Quem é esse tal de Mairo Vergara?

Quem é esse tal de Mairo Vergara?

Quem é esse tal de Mairo Vergara? Provavelmente você veio até essa página com essa dúvida! Bom, eu não sou nenhuma celebridade, não tenho nenhum dom ou habilidade extraordinária, porém uma coisa eu sei fazer: eu sei ensinar inglês muito, muito bem! Continue lendo para conhecer um pouco da minha história e do meu trabalho, tenho certeza de que você gostará muito de me conhecer!

Mairo Vergara, o professor que aprendeu inglês estudando japonês!

Pois é, eu aprendi inglês estudando japonês! Tudo isso começou há cerca de 11 anos, quando comecei a estudar japonês em uma escola que existia perto da minha casa. Eu estudei japonês durante uns 4 anos e em 2006 consegui uma bolsa de estudos em uma universidade do Japão! Eu fui então para o Japão e fiquei um ano morando lá. Quando cheguei no Japão, eu achava que, depois de um ano morando lá, ficaria absurdamente fluente, me tornaria o “mestre do japonês”, enfim, eu tinha aquela ideia de que “se você morar no país, você vai aprender”. Só que as coisas não foram bem assim…

Não vou dizer que não aprendi, de fato aprendi japonês morando no Japão, porém aprendi o japonês básico. Eu conseguia conversar, conseguia pedir informações na rua, conseguia me virar, mas não conseguia fazer coisas “avançadas” como assistir TV, ler um jornal ou mesmo participar de uma conversa com vários japoneses (pois quando eles falavam diretamente comigo eu entendia, mas quando eles falavam entre si eu ficava completamente perdido). Isso foi aos poucos me frustrando, aos poucos eu fui vendo que mesmo sendo um dos melhores estudantes da minha escola de japonês, mesmo tendo dedicado tanto tempo ao idioma e mesmo morando no Japão, eu ainda não tinha passado de um nível básico.

Depois de voltar para o Brasil, frustrado com meu pouco avanço no idioma japonês, eu comecei então a refletir sobre os métodos que tinha usado para aprender japonês, pois não era possível eu ter passado tanto tempo estudando e ter tido resultados tão ruins. Foi então que pesquisando sobre métodos de aprendizagem de idiomas estrangeiros, que eu comecei a descobrir que 99% dos métodos que eu estava usando para aprender japonês eram extremamente ineficazes! Eu comecei então, aos poucos, a mudar minha abordagem, a mudar minha maneira de estudar, deixando de lado métodos não eficientes e começando a focar nos métodos que realmente davam resultados.

Nessa mesma época eu também estava estudando inglês e precisei tomar uma decisão: ou focava meus estudos no japonês ou no inglês, pois minha futura profissão estaria relacionada com um desses idiomas. E embora eu gostasse muito do japonês, eu vi que passava mais tempo lendo e escutando conteúdos em inglês, pois encontrava muito mais material do meu interesse em inglês do que em japonês. Por isso então eu escolhi me dicar ao inglês, só que, como dito, usando métodos de estudo bem diferentes do japonês…

Como eu aprendi inglês sem estudar NADA de gramática!

Quando eu resolvi focar meus estudos no inglês, eu sabia que não poderia cometer todos os erros que tinha cometido no japonês. De fato eu nunca estudei inglês do modo que estudava japonês. Eu nunca usei um livro didático, nunca fiz exercícios, nunca estudei gramática, nada disso. Meu estudo do inglês consistia basicamente de “devorar conteúdos em inglês”. Eu lia centenas de sites inglês e escutava horas e horas de conteúdos em inglês, principalmente podcasts e vídeos no Youtube. Com isso eu fui criando uma base muito forte de inglês, focada na compreensão oral e na leitura. E isso aos poucos se refletia na minha fala e na minha escrita. Eu podia, às vezes, não saber explicar um ponto gramatical ou até ir mal em uma prova (de gramática), mas na hora de entender e me comunicar eu ficava cada vez melhor! Aos poucos eu fui ultrapassando muitas pessoas que já estudavam inglês há muito mais tempo do que eu, aos poucos meu inglês ficava cada vez mais natural, era cada vez mais um reflexo de muitas e muitas horas de leitura e escuta! O resultado final dessa jornada foi que depois de alguns anos, eu alcancei um nível avançado de inglês sem jamais ter estudado gramática, se jamais ter praticado minha conversação ou minha pronúncia, eu aprendi inglês praticamente do mesmo modo que uma criança aprende português 🙂

De estudante a professor: como surgiu meu método de ensino e meu curso de inglês online!

Depois de decidir que meu idioma de trabalho seria o inglês, no ano de 2008 eu me formei em Letras e comecei a dar aulas em escolas tradicionais de inglês. Passei 1 ano dando aulas, trabalhei até mesmo na coordenação pedagógica de uma escola, e rapidamente descobrir que os métodos das escolas eram totalmente ultrapassados e também que o salário dos professores era muito, muito baixo (eu ganha 6,50 reais/hora). Eu então mudei de área, fui trabalhar como tradutor, que era uma profissão bem mais recompensadora (eu podia trabalhar em casa ganhava bem). Passei quatro anos trabalhando como tradutor e durante muito tempo achei que faria isso para o resto da vida. Porém os anos foram passando e cada vez mais eu acordava e simplesmente não queria trabalhar… e eu não queria trabalhar porque esse não era o meu destino, eu não nasci para ser tradutor, eu nasci para ensinar! Foi então que em 2014, conversando com um amigo “das antigas”, que tem um curso de japonês online, que eu resolvi voltar a ensinar inglês, porém dessa vez não dando aulas em escolas de inglês, mas sim usando meus métodos e minhas técnicas de estudo/aprendizado. Foi então que surgiu este site, o meu canal do Youtube e o meu curso de inglês online.

Tudo isso foi responsável por uma mudança gigantesca em minha vida. Eu finalmente tinha encontrado minha vocação, aquilo que eu sei fazer melhor e que me permite ajudar o máximo possível de pessoas! Hoje eu genuinamente acredito que nasci para ser professor, que nasci para ajudar pessoas a aprenderam idiomas! E eu demorei 11 anos para descobrir isso, porém não vejo que esses 11 anos como perdidos, mas sim como um grande aprendizado, uma preparação pela qual tive que passar até ficar “pronto” para realmente ensinar aquilo que aprendi! Hoje, graças ao meu site, aos meus vídeos no Youtube e ao meu curso online, milhares de pessoas já aprenderam e continuam aprendendo inglês. E por isso eu sinto uma imensa gratidão, eu agradeço a Deus todos os dias por ter me colocado nesse caminho, por ter me dado essa capacidade de ensinar algo tão incrível e belo, que são os idiomas, a linguagem!

Bom, mas agora que você já conhece um pouco da minha história, vamos falar um pouco sobre o que você encontrará aqui neste blog!

O que você encontrará neste blog?

Aqui neste blog você poderá conhecer um pouco sobre meus métodos e ideias sobre o aprendizado e o estudo do inglês (e também de idiomas estrangeiros em geral). O blog funciona em conjunto com meu canal no Youtube e minha FanPage no Facebook, assim não deixe de visitá-los, curtir, seguir, etc.

Já é assinante do nosso site?

Assinando gratuitamente nosso site, você ganhará:

1. Livro digital gratuito: ao se tornar assinante, você ganhará uma cópia gratuita do nosso livro digital "Como Aprender Inglês - O guia definitivo".

2. Atualizações por e-mail: não perca nenhum dos nossos novos materiais, artigos ou vídeos!

3. Conteúdo exclusivo: ao se tornar assinante, você também receberá conteúdos exclusivos por e-mail.

Powered by ConvertKit