Home Qual a diferença em inglês? Qual a diferença entre Much e Many?

Qual a diferença entre Much e Many?

83901
16
SHARE
Qual a diferença entre Much e Many?

A dica de hoje é para os nossos leitores iniciantes que estão começando a sua jornada pelo aprendizado da língua inglesa e ainda precisam saber a diferença entre algumas palavras que causam um pouco de confusão. Muitas vezes isso acontece por influência da nossa língua nativa. Muitos Learners acabam por tentar traduzir literalmente tudo, no inglês isso não da certo na maior parte das vezes. Na dica de hoje você pode fazer exatamente o contrário, vamos usar o português ao nosso favor para entender a diferença entre Much e Many. Apesar desta dúvida ser mais frequente entre os iniciantes, existem muitos alunos intermediários que cometem o erro de trocar as duas palavras. Para solucionar esse problema de uma vez por todas vamos aprender hoje através de vários exemplos com áudio como as duas palavras se comportam.

Antes de irmos as explicações é necessário que você saiba como usar este post de maneira eficiente e garantir que você de fato aprenda tudo que ler aqui. Para isso recomendo o uso do Anki, uma ferramente de repetição espaçada que permite que você adicione o conteúdo estudado e “treine” esse conteúdo em um tempo pré calculado pelo programa. Desse modo você estará sempre em contato com o inglês e não esquecerá o que estudou. Para saber mais sobre o Anki leia o meu artigo Como instalar e usar o Anki – Tutorial completo.

Como eu disse antes, vamos usar o português ao nosso favor, porém peço que você direcione o seu foco para os exemplos e não para a explicação lógica. Use a explicação somente para entender dentro do post e depois leia e ouça inúmeras vezes os exemplos, afinal em uma leitura ou conversação em tempo real você não terá tempo para pensar nas regras, deverá fazer isso naturalmente.

Vamos começar então com o Much. Sempre que você tiver dúvida em quando usar o much, lembre-se do muito em português. Se você por exemplo diz, muito café, muito açucar, muito arroz, muita informação, em inglês será a mesma coisa, perceba que você não usa “muitos” para os exemplos anteriores até porque eles não são contáveis, não são plurais, você não pode contar arroz, café, açúcar. Não se diz “1 arroz”, “2 açúcar”, enfim. Observe os exemplos abaixo.

There is much milk in the refrigerator.
Tem muito leite na geladeira.
(Em português dizemos “muito leite” logo você vai usar “much milk”)

She has much time to think.
Ela tem muito tempo para pensar.
(Não podemos contar o tempo, seria estranho perguntar “quantos tempos tem aí?”, logo usamos much para a palavra time)

There is much information here.
Tem muita informação aqui.

It’s much food for the money you’re spending.
Isso é muita comida pelo dinheiro que você está gastando.
(Pelo o que você está pagando)

I haven’t much money.
Eu não tenho muito dinheiro.
(Você pode estranhar esta sentença “I haven’t ou I have not”, pois se trata de uma maneira mais arcáica de se falar “I don’t have”, mas ainda pode ser ouvinda de alguns nativos. É comumente encontrada em livros como a bíblia sagrada, com uma linguagem arcáica)

Já para o Many é um pouco diferente. Em português nós dizemos: Muitas coisas, muitas pessoas, muitos problemas, muitos carros. Perceba que os exemplos anteriores eram plurais, nesse caso usamos o many. A diferença entre Much e Many é basicamente esssa, enquanto Much é para o singular Many é  para o plural. Para fixar bem a ideia veja os exemplos a seguir.

I have many friends.
Eu tenho muitos amigos.

There are many people everywhere.
Tem muitas pessoas em todo lugar.

I already have many problems.
Eu já tenho muitos problemas.

There are many creatures in the ocean.
Há muitas criaturas no oceano.

There are many people at the bus stop.
Há muitas pessoas na parada de ônibus.

I have many names, and none of them matter.
Eu tenho muitos nomes e nenhum deles importa.

E essa foi a dica de hoje pessoal. Como você pôde ver, a diferença entre Much e Many não é bicho de sete cabeças e com um pouco de treino no anki através dos nossos exemplos e ainda outros que você encontrar por aí você estará apto a usá-los naturalmente. Bom, se você gostou da dica deixe o seu comentário e compartilhe! Até a próxima dica.

DOWNLOAD DOS ARQUIVOS DE ÁUDIO

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit
SHARE
  • João Lucas

    Fala Paulo Blz ? posso fazer uma anologia com ” Little”, ” few”, com ” many” e “much” ? não o mesmo significado, mas a ideia. Thanks.

    • Isso aí João. Não é tão difícil, é questão de costume mesmo. Valeu

  • Fellipe Salgado

    “I didn’t have much money so I stole you a rose” (In: Bitter Wine, Bon Jovi)

  • Lucas Souza

    Meu anki só tem frases com áudio daqui do site hehe

    • Jarbas

      Lucas como eu faço para colocar o áudio no Anki, parece que tenho que adicionar um plug-in? O AwesomeTTS é isso mesmo, se sim, como eu faria?
      Grato.

      • Vidotto Igor

        Jarbas, é só você apertar a tecla F3 e escolher o arquivo quando estiver com o ponteiro do mouse dentro de um campo (Front ou Back). Se tudo der certo vai aparecer algo desse tipo -> [sound:5 – I have many friends.mp3]

        • Jarbas

          Valeu Vidotto, brigadão!

  • Rafaela Martuchelli

    Bom dia! Nos arquivos para download, não consta o áudio da frase “I haven’t much money.”

    • Rafaela, o Vidotto Igor chegou a postar um link para o download desse audio, mas infelizmente como o comentário possui link, não aparece aqui. Como moderador tentei liberar o comment dele, mas não consegui. Então aqui está o link que ele disponibilizou. Como moderador consigo postar o comentário dele abaixo:

      “There you go!http://www.mairovergara.com/wp-content/uploads/2015/06/11-I-havent-much-money.mp3?_=5
      Cola esse link na barra de endereços do seu navegador preferido e clique com o botão direito do mouse em cima do player, depois “Salvar como…”, “Save as…” ou ainda Ctrl + S”

      Obrigado @vidottoigor:disqus

  • Felipe Andrade

    Vocês podiam fazer um post sobre quando usar Who, whom ou that.

  • Mariana Borges

    E o “very”? Onde se encaixa?

    • Elvis Silva

      Antes de adjetivos 🙂 muito bonita, muito frio e etc..

  • Catarina Farias

    Mairo, há uma música da banda Whitesnake, chamada “Too many tears”. Agora fiquei confusa 🙁

    • Gabriela Moreira

      Oi Catarina, a palavra “tear” é um substantivo contável, por isso usamos o “many”.

  • Luciano TC

    Há uma regra ou senso comum em usar o “much” somente em frases negativas e o “lots of” nas positivas? Porque me falaram isso e eu estranhei, pois nunca tinha reparado nisso. Obrigado!

    • Danilo Marin

      “A lot of”, “much” e “many” não cabem em regras negativas, interrogativas ou afirmativas, são apenas maneiras diferentes de expressão. No caso do “much” e “many”, temos a dica do blog. 🙂