Home Phrasal Verbs Brush Off | O Que Significa Este Phrasal Verb?

Brush Off | O Que Significa Este Phrasal Verb?

35647
Brush Off | O Que Significa Este Phrasal Verb?

Olá de novo! Espero que você esteja gostando da nossa série de posts sobre os phrasal verbs. Apesar de serem “assustadores” para muitos estudantes, se você se dedicar a aprender essas estruturas, vai com certeza ter um retorno extremamente positivo disso. Aprender a usar e a entender os phrasal verbs é de suma importância para uma comunicação mais fluente e natural. Não os veja como algo de outro mundo, basta pensar em cada phrasal verb como uma palavra nova. Como você aprendeu as palavras que sabe hoje? Independente do “método”, uma coisa é clara: isso aconteceu através de exposição ao inglês e de ver e rever essas palavras várias vezes. Assim funciona também com os temidos phrasal verbs.

E hoje vou apresentar para você mais um deles. Pronto? Hoje falaremos do phrasal verb brush off. Como você já deve saber se tiver acompanhado nossos posts anteriores sobre o tema, essas expressões sempre levam um verbo e uma outra partícula, geralmente uma preposição. No caso do brush off temos o verbo brush (varrer, escovar) e a preposição off. Se pegarmos o significado do verbo brush e pensarmos em seu sentido figurado, daí teremos o significado de brush off. Quer ver? Brush off significa ignorar, evitar, rejeitar, dispensar. Ou seja “varrer” algo ou alguém, mesmo que no sentido figurado. Mas podemos também usar brush off em um sentido mais literal, ou seja, tirar algo de alguém ou de alguma coisa, escovando. Vamos ver alguns exemplos para que o uso fique mais claro.

Antes de irmos lá para os exemplos, é importante que você saiba usar este post com eficiência, de modo que você tenha um só trabalho e ainda assim consiga reter de verdade o conteúdo. Além de ler o post, também é necessário que você pratique bastante com os exemplos disponibilizados. Por isso eu recomendo uma ferramenta chamada Anki, que é fácil de usar, grátis e muito eficiente para quem quer desfrutar dos benefícios da repetição espaçada.

Para entender melhor o que é o Anki e como baixar, instalar e usar, leia o nosso tutorial completo aqui.

Vamos ver exemplos de brush off sendo usado de várias maneiras e em vários tempos verbais, para que fique mais claro seu uso. Primeiramente, vamos dar uma olhada no sentido literal de brush off, ou seja, retirar algo de algum lugar, limpar uma sujeira. Muitas vezes o sentido remete ao uso de uma vassoura ou escova, mas isso depende do contexto.

Brush off those crumbs from the breakfast table!
Tire aquelas migalhas de pão da mesa do café!

There’s some dust on the desk, but I’ll just brush it off.
Tem um pouco de poeira na escrivaninha, mas eu vou limpá-la.
(Espanar a poeira.)

Brushing off the dust.
Tirando o pó.

I brushed off the lint that was on her collar.
Tirei o fiapo que estava em seu colarinho.

Vamos ver agora brush off como dispensar, evitar ou ignorar algo ou alguém:

Mike continued to brush off the unattractive girl that was trying to study with him.
Mike continuou ignorando a garota pouco atraente que estava tentando estudar com ele.

You can’t brush off a boyfriend and expect him to do you a favor.
Você não pode ignorar um namorado e esperar que ele te faça um favor.
(Ou ainda, descartar um namorado.)

The store owner brushed off the customer who wanted a refund.
O dono da loja evitou/ignorou o cliente que queria um reembolso.

I’m mad that you brushed me off when I tried to make a helpful suggestion.
Estou brava porque você me ignorou quando eu tentei dar uma sugestão útil.

The Secretary brushed off suggestions that he had considered.
O secretário ignorou as sugestões que ele havia considerado.

I tried to tell him, but he just brushed me off.
Tentei contar a ele, mas ele simplesmente me ignorou.

Felicity brushing off super villain threats…
Felicity ignorando ameaças de super vilões…

E aí, gostou do post? Perceba que em alguns dos exemplos colocamos o ed no final do verbo brush, quando ele está no passado. Usamos o ing no final do verbo para mostrar algo contínuo, que acontece no momento presente, e usamos o will para dar a ideia de futuro do verbo. Veja se você encontra exemplos de brush off em textos que você já leu e comente aqui! Ah! Lembre-se de colocar tudo no Anki junto com os exemplos que dei!

Conteúdo grátis

BAIXE O MATERIAL DO POST(PDF+MP3) PARA ESTUDAR QUANDO E COMO QUISER.