Home Phrasal Verbs Build Up | O Que Significa Este Phrasal Verb?

Build Up | O Que Significa Este Phrasal Verb?

31028
Build Up | O Que Significa Este Phrasal Verb?

Hoje eu vou apresentar para você mais um phrasal verb. E o legal do post de hoje é que o phrasal verb em questão é fácil de memorizar, pois alguns de seus significados estão diretamente ligados ao verbo da estrutura.

Vou começar relembrando que um phrasal verb é uma expressão que se forma a partir da junção de um verbo e mais uma ou duas partículas, que pode ser uma preposição ou um advérbio. No post  de hoje, vamos falar do phrasal verb build up. Esse phrasal verb junta o verbo build (construir, desenvolver) e a preposição up. Até aí tudo bem, né? Vamos ver então como se usa a estrutura.

Como eu disse no começo do post, alguns dos significados de build up estão diretamente ligados ao verbo build. Portanto, usamos build up quando queremos dizer que algo vai se desenvolver ou que alguém vai desenvolver algo, no sentido de construir passo a passo. Mas este é só o primeiro significado! Vamos a mais dois: podemos também usar build up no sentido de aumentar algo, ou ainda, alguém. Quando se trata de um ser humano, o sentido pode ser o de aumentar fisicamente, como aumentar os músculos, por exemplo. E finalmente, podemos usar essa expressão quando queremos falar bem de alguém, a ponto de  engrandecer, enaltecer a pessoa.

Não é tão complicado, mas se ainda está meio confuso, não se preocupe. Como sempre, disponibilizaremos muitos exemplos para ajudar na assimilação e internalização da expressão. Mas não pense que sabendo os significados de build up você não precisa treinar ou se expor ao uso da expressão. Ao contrário! Para aprender um novo idioma adequadamente, precisamos praticá-lo. E para isso eu recomendo que você instale uma ferramenta chamada Anki, que além de ser eficiente e fácil de usar, é grátis. O Anki vai dar um up nos seus estudos, através do sistema de repetição espaçada. Para entender melhor o que é o Anki e como baixar, instalar e usar, leia o nosso tutorial completo aqui.

Abaixo você verá como usar  build up expressando o sentido de desenvolver/construir:

I built this business up through hard work and hope.
Eu desenvolvi/Construi esse negócio através do trabalho duro e esperança.
(Built é o passado de build, logo, built up é o passado do phrasal verb build up. Você também vai notar que a estrutura aqui está separada, Built+this business+up. Build up é tanto separável como não separável, então há a possibilidade de usá-lo das duas formas.)

She built up a good business over the years.
Ela construiu um bom negócio durante os anos.
(Novamente vemos built up aqui, o passado de build up.)

Stevens played a key role in building up the company.
Stevens tinha um papel chave no desenvolvimento da empresa.
(Neste caso, o verbo build leva ING no final. Isso acontece porque neste caso, o exemplo refere-se ao ato de desenvolver a empresa.)

He wanted to build up a business empire and succeeded.
Ele queria desenvolver um império econômico e foi bem-sucedido.

Many popular writers built up their reputations during the war.
Muitos autores populares construíram suas reputações durante a guerra.

Agora veremos build up com o sentido de aumentar algo ou alguém. Aqui é legal perceber que podemos usar o aumentar no sentido literal mesmo. Vocês verão abaixo:

Tom is lifting weights to build himself up for basketball.
Tom está levantando peso para se “aumentar” para o basquete.
(Ficar maior, no sentido de ganhar mais músculos.)

You need lots of fresh fruit to help build you up.
Você precisa de muitas frutas frescas para te ajudar a crescer.

Don’t allow resentment to build up between you and your partner.
Não permita que o ressentimento aumente entre você e seu parceiro.

These exercises are good for building up leg strength.
Esses exercícios são bons para aumentar a força das pernas.

Para finalizar, vamos ver mais um uso do phrasal verb build up. Desta vez, o sentido que a estrutura expressará é o de enaltecer. Veja os exemplos.

They’ve built him up to be something that he isn’t.
Eles o enalteceram para ser algo que ele não é.

The master of ceremonies built the act up so much that everyone was disappointed when they saw it.
O mestre de cerimônias enalteceu tanto a peça que todo mundo ficou desapontado quando a assistiram.

Months before the official campaign, they had been building up the senator’s image.
Meses antes da campanha oficial, eles estavam enaltecendo a imagem do senador.
(Aqui vemos novamente o ING no final do verbo build. Neste caso, usa-se ing pois trata-se de uma ação contínua, que estava acontecendo.)

E isso é tudo por hoje. Como sempre, se você gostou, não deixe de compartilhar este post. Caso você queira, no final do post haverá um link para baixar os áudios dos exemplos do post. Assim, você pode inserir os áudios no seu Anki, ou mesmo colocar no seu celular para praticar o listening. Até a próxima.

Conteúdo grátis

BAIXE O MATERIAL DO POST(PDF+MP3) PARA ESTUDAR QUANDO E COMO QUISER.