Home O que significa em inglês? Class Act | O que significa esta expressão?

Class Act | O que significa esta expressão?

1341
0
Class Act | O que significa esta expressão?

Talvez você já visto, num filme ou livro qualquer, alguém falando de outra pessoa: he’s a real class act. Mas, embora seja fácil de ver pelo contexto que isso é um elogio que está sendo feito, pode ser difícil de pegar o sentido exato da expressão.

Busca no Google, nada. Tradutor do Google? Ele acha que a tradução correta é “ato de classe”, o que, é claro, não ajuda. “Ato de classe” é a tradução literal, mas continua sem fazer sentido.

Daí você se lembra… poxa, lá no Mairo Vergara eles têm todas essas dicas legais. Quem sabe não…?

Sorte sua! Hoje vamos resolver essa dúvida. Mas já vou adiantando, a expressão não tem um equivalente simples em português. Ao invés, vamos fazer uma síntese das definições dadas em vários dicionários diferentes (Oxford e Webster são obrigatórios, representando respectivamente os lados leste e oeste do Atlântico; outras boas possibilidades são o Collins, o Cambridge e o Macmillan).

Class act, então, significa alguém que é extremamente bom no que faz, e que mostra muita “classe” (ou estilo, jeito) ao fazê-lo. Mas class act também pode, mais raramente, ser aplicado a eventos ou a grupos de pessoas. Os dois elementos que sempre surgem num class act, a meu ver, são “estilo” e “habilidade”.

Assim, chegamos a uma tradução que é imperfeita, mas pode ser usada sem desvirtuar o sentido: uma “pessoa (ou evento, ou grupo) excepcional”.

No entanto, um segundo sentido da expressão pode ser traduzido simplesmente como “um cavalheiro” (ou “uma dama”), como quando dizemos que alguém é muito bem educado, muito polido. Aqui outra possibilidade seria “gente muito fina” ou “gente fina demais”, mas como nem todo mundo usa essa expressão, vamos manter a primeira opção.

Como sempre, leitor, você nos faz um grande favor se comentar e oferecer uma sugestão melhor. Afinal, mesmo os melhores dicionários são formados assim: através de discussão e troca de ideias até que uma definição aceita por todos emerge.

Vamos ver alguns exemplos de class act em contexto, mas antes lembre-se de que você faz bem se usar o software de revisão Anki para gravar e repetir os novos termos aprendidos. Você pode adicionar o novo termo lá e usar uma ou duas das frases que oferecemos aqui, de forma a dar contexto para a sua revisão.

Bem, vamos lá?

1 – Para começar, vejamos class act em relação a pessoas. Traduziremos como “cavalheiro” ou “dama”. Veja como é comum a forma a real class act (uma verdadeira dama / um verdadeiro cavalheiro).

After his side won the FA Cup final against Manchester United, Cesc Fabregas proved himself a class act by being the first Chelsea player to go over and console the opposition players.
Depois que o seu lado venceu a final da Copa da FA contra o Manchester United, Cesc Fabregas mostrou ser um cavalheiro, sendo o primeiro jogador do Chelsea a ir e consolar os jogadores da oposição.

He’s a real class act. He impressed me as very genuine, supportive, and humorous.
Ele é um verdadeiro cavalheiro. Ele me pareceu ser muito genuíno, solícito e bem-humorado.

Paul has turned into a complete pro, a model trainer and a real class act.
O Paul virou um pro total, um treinador exemplar e um verdadeiro cavalheiro.

She’s a real class act on and off the soccer field.
Ela é uma dama de verdade dentro e fora do campo de futebol.

All of the drivers were real class acts and did not consider us a bother.
Todos os motoristas foram verdadeiros cavalheiros e não nos consideraram um incômodo.

Her latest guy is really a class act.
O namorado atual dela é um cavalheiro de verdade.

He is a class act and a player in form.
Ele é um cavalheiro e um jogador em forma.

2 – Em seguida, class act é usado de forma mais geral no sentido de “um caso excepcional” ou “algo excepcional”.

The simple answer that most pop is music is transitory and disposable; the class acts I deify transcend genre and defy classification.
A simples resposta é que a maior parte da música pop é transitória e dispensável; os casos excepcionais que eu deifico transcendem o gênero e desafiam classificação.

That’s what makes him such a class act — his ability to make you laugh at things you shouldn’t be laughing at.
É isso o que faz dele uma pessoa tão excepcional — a sua capacidade de fazer você rir de coisas das quais não deveria estar rindo.

The writing and the look of the magazine make it a real class act.
A escrita e o visual dessa revista fazem dela algo verdadeiramente excepcional.

Having been through the fire of media pressure she has retained her cool in a way that proves she is a class act.
Tendo sobrevivido o fogo da pressão da mídia, ela se manteve fria de uma forma que prova que ela é uma pessoa excepcional.

He was a key man in two of the goals and truly a class act.
Ele foi um jogador chave em dois dos gols e uma pessoa verdadeiramente excepcional.

Acho que vamos ficar por aqui com os exemplos. Se você tiver dúvidas ou sugestões, não deixe de postá-las usando o formulário de comentários aqui!

Até a próxima, bons estudos!

Conteúdo grátis

BAIXE O MATERIAL DO POST(PDF+MP3) PARA ESTUDAR QUANDO E COMO QUISER.