Home O que significa em inglês? O que significa esse tal de Ain’t ?

O que significa esse tal de Ain’t ?

81172
12
O que significa esse tal de Ain’t?

E aí galera, preparados para mais uma dica de inglês? Bom, depois de muitos pedidos dos nossos leitores, hoje vamos falar sobre o Ain’t. Apesar de ser tão pedido, eu diria que não se trata de uma estrutura tão importante para se usar, mas é sim importante entendê-la. Hoje você vai ver que o ain’t tem mais usos do que se pode imaginar, porém, alguns deles são extremamentes informais e podem te fazer parecer um analfabeto dependendo da ocasião, mas isso será melhor explicado no decorrer do post.

Antes de começarmos com as explicações e os exemplos, gostaria brevemente de recomendar a você leitor, que use sempre uma ferramenta de repetição espaçada, para tornar posts como este realmente eficientes. Como você sabe, além das explicações, damos sempre vários exemplos para que você possa praticar muito o que aprendeu, porém, praticar uma só vez não é o suficiente. É necessário que você revise constantemente o que tem estudado para que isso realmente seja fixado na sua memória de longo prazo. Com certeza, a melhor maneira de se fazer isso, é reunir tudo em um só lugar, de maneira fácil e prática. É aqui que entra o Anki. Para entender como o Anki pode te ajudar a reter até 90% do conteúdo estudado na sua jornada pela língua inglesa, leia o nosso tutorial completo aqui.

Continuando, o que significa o ain’t afinal? Esta é um pergunta fácil de ser respondida, e tudo o que você precisa fazer é ver a estrutura em contexto. Bom, a primeia forma de uso do ain’t que vamos apresentar, é também a mais conhecida.

1 – O uso do ain’t como negação do verbo to be no presente simples.

Neste primeiro caso, iremos usar o ain’t para substituir toda forma de negação do verbo ser/estar no presente simples em inglês: I am not/ You are not/ he is not/ she is not/ it is not/ they are not/ we are not. Não é necessário decorar estas regras, apenas aprender os exemplos será o suficiente, mas como muitos procuram uma explicação lógica, fiz questão de deixá-la aqui também.

Esta forma de uso do ain’t é a menos “estranha”. Apesar de ser bem coloquial, é comum ver pessoas de várias classes sociais usando sem problema. Mesmo assim, você não a usará em uma conversa formal. É com certeza bem mais comum e menos mal vista do que as que serão apresentadas no decorrer do post.

Então vamos aos exemplos:

They hate us cause they ain’t us!
They hate us cause they are not us!
Eles nos odeiam porque eles não são a gente!

He ain’t that good at understanding a girl’s emotions.
He is not that good at understanding a girl’s emotions.
Ele não é tão bom em entender as emoções de uma garota.

If he is a troll, he ain’t that good at it.
If he is a troll, he is not that good at it.
Se ele é um troll, ele não é tão bom nisso.
(Troll aqui, é aquela pessoa que fica enchendo o saco ou criticando as pessoas na internet. Também podem ser conhecidos como hater)

She ain’t a problem.
She is not a problem.
Ela não é um problema.

Ain’t she beautiful?
Is not she beautiful?
Ela não é bonita?

I ain’t afraid of your brother.
I am not afraid of your brother.
Eu não tenho medo do seu irmão.

You ain’t my daddy, shut up.
You are not my daddy, shut up.
Você não é meu pai, cala a boca.

We ain’t worried about anything.
We are not worried about anything.
Nós não estamos preocupados com nada.

There ain’t nobody there to love me.
There is not nobody there to love me.
Não há ninguém lá para me amar.

I ain’t hungry.
I am not hungry.
Eu não estou com fome.

2 – Ain’t como negação do passado.

Bom, aqui a coisa já começa a ficar mais complicada. Não para entender o uso, mas porque esta forma é bem menos usada, eu diria até rara, e é considerada por muitos como “bad English”. Porém como eu disse antes, você não precisa usar isso, mas é bom entender. Principalmente nos nossos dias onde as pessoas escrevem usando todo tipo de vocabulário, principalmente em comentários na internet e coisas do tipo. Ainda assim, por serem muito mais raras e muito menos usuais, darei menos exemplos para as próximas situações.

Nesta forma, vamos usar o ain’t para substituir tudo que for did not. Simples assim, veja os exemplos.

I ain’t know that!
I did not know that!
Eu não sabia disso!

Why you ain’t send me no compensation for that?
Why you did not send me no compensantion for that?
Por que você não me enviou nenhuma compensação por isso?
(Extremamente coloquial, mas ainda assim, escrito por um nativo)

She ain’t get what you said.
She did not get what you said.
Ela não entendeu o que você disse.
(O verbo get está sendo usado como understand aqui)

3 – Ain’t no present perfect.

Para entender melhor esta forma de uso do ain’t é necessário que você já esteja mais familiarizado com o inglês. Mesmo assim, vale a pena ler e estudar as frases.

Aqui, usaremos o ain’t como negação de qualquer estrutura no present perfect. De forma prática, toda estrutura com Have not ou Has not, poderá ser substituída pelo Ain’t.

Esta forma de uso, como a anterior, é também extremamente rara. Segundo amigos nativos com quem conversei a respeito do assunto, você será bem mal visto usando esta forma com pessoas que mal conhece. Deixe pra usar, se quiser, entre amigos e pessoas mais próximas, que sabem que você não é nenhum analfabeto.

You ain’t seen nothing yet, mate.
You have not seen nothing yet, mate.
Você não viu nada ainda colega.

I ain’t heard anything of her for fifteen years.
I have not heard anything of her for fifteen years.
Eu não ouvi nada sobre ela por quinze anos.

They ain’t done their homework!
They have not done their homework!
Eles não fizeram seu dever de casa!

4 – Ain’t como There is not e There are not.

E por último, com certeza a mais polêmica de todas. De 6 amigos americanos com quem fiz pesquisas sobre o uso do ain’t, 2 disseram nunca terem ouvido esta forma de uso. Porém, o segundo exemplo que será dado a seguir, é até mesmo o nome de uma música do grupo Four Tops de 1973.

Nesta forma de uso, substitui-se por ain’t onde for there is not e there are not, seja plural ou singular, não importa.

Então você já está avisado, use o ain’t aqui por sua conta em risco. Mesmo assim, aqui estão os exemplos, e se por acaso você encontrar algo desse tipo por aí, você vai entender tranquilamente.

Vamos aos exemplos:

Ain’t nothing like home.
There is not nothing like home.
Não há nada como o lar.(o nosso lar)

Ain’t no woman like the one I’ve got.
There isn’t no woman like the one I’ve got.
Não existe mulher como a que eu tenho.
(Aqui usei a contraçao de There is not que é There isn’t, é a mesma coisa)

Ain’t nobody in the house.
There isn’t nobody in the house.
Não há ninguém dentro da casa.

E essas foram 4 formas que você poderá encontrar para o uso do ain’t. Lembrando que a primeira é a mais comum e até de uso bem popular, porém, tome cuidado com o uso das outras 3. Como vocês sabem, não podemos controlar os avanços de uma língua, ou “retrocessos” segundo a opinião de alguns. Os falantes do idioma é que fazem o idioma, quem sabe, todas essas formas do ain’t podem se tornar formais um dia, apesar da oposição de muitos. Então, o melhor mesmo é aprender o inglês como ele é, assim não teremos probelmas nem para falar e nem para entender as pessoas.

Bom pessoal, eu realmente espero que a dica tenha sido útil. O uso da estrutura não é tão difícil assim, mas acredito que uma explicação com muitos exemplos faz a diferença. Então é isso, se você gostou do post, não deixe de compartilhar. Se você quiser, pode baixar os áudios dos exemplos no link que deixarei no final do post.

Conteúdo grátis

BAIXE O MATERIAL DO POST(PDF+MP3) PARA ESTUDAR QUANDO E COMO QUISER.