Home Phrasal Verbs Run Away | O Que Significa Este Phrasal Verb?

Run Away | O Que Significa Este Phrasal Verb?

27470

Acredito que 99% das pessoas lendo este post não são nativos da língua inglesa e estão aprendendo o idioma. E acho que para muita gente que está começando o aprendizado agora e se depara com os famosos phrasal verbs, eles devem soar como um bicho de sete cabeças!

Isso acontece porque essas estruturas são totalmente estranhas para um falante de português, pois não temos nada parecido em nosso idioma. Além disso, muitos alunos criaram uma certa aversão aos phrasal verbs, pois os métodos usados para se ensinar essas estruturas estão ultrapassados. Muitas vezes, o aluno é instruído a decorar listas de expressões sem contexto. Aprender um idioma estrangeiro não é decorar listas e regras, é usá-lo, praticá-lo. Isso deve ser feito também com os phrasal verbs. Ao invés de decorar uma lista com os “50 phrasal verbs mais importantes”, como eu já vi por aí, que tal diminuir esse número e aprender como se usam, por exemplo, 5, 10 phrasal verbs? É Você quem dita seu ritmo e é você que sabe do que é capaz.

Já que eu disse que é preciso praticar os phrasal verbs, o que você acha de baixar uma ferramenta de repetição espaçada chamada Anki? Com o Anki você consegue revisar frases que você já estudou e adicionar novas para aumentar seu vocabulário. Clique aqui e leia nosso tutorial completo do Anki.

E para aumentar mais ainda seu domínio do inglês, vou te apresentar um phrasal verb novo: run away. Acredito que você vá entender esse phrasal verb sem problema algum, já que ele tem apenas um sentido e é quase literal. Vejamos: run é o verbo correr e away pode ser traduzido como longe, distante. Juntando isso temos “correr distante”, que não faz muito sentido. Mas se pensarmos bem, fugir é quase isso. E é esse o sentido de run away: fugir. Observe os exemplos para entender isso em contexto:

I wish I could run away.
Eu queria poder fugir.
(Literalmente: Eu queria “que” eu pudesse fugir)

It is a reality, and no one can run away from it.
É uma realidade e ninguém pode fugir dela.

A man from Tennessee asked me to run away with him years ago.
Um homem do Tennessee me pediu para fugir com ele anos atrás.

When I was 13, I ran away from home.
Quando eu tinha 13, eu fugi de casa.
(Como run é um verbo irregular, seu passado é irregular = ran.)

Cassie ran away to marry Duke.
Cassie fugiu para se casar com Duke.

She ran away to avoid a forced marriage.
Ela fugiu para evitar um casamento forçado.

She didn’t call police. She didn’t run away and try to get help.
Ela não chamou a polícia. Ela não fugiu e tentou buscar ajuda.

Why didn’t you just run away?
Por que você não apenas fugiu?

He ran away from his attackers.
Ele fugiu dos seus agressores.

You can’t keep running away from the problem.
Você não pode continuar fugindo do problema.
(Running away dá a ideia de que algo está acontecendo naquele momento, é um estado presente ao momento descrito)

Espero que você tenha gostado do post e que run away passe a fazer parte de seu vocabulário logo. Basta apenas se esforçar, se dedicar e estudar! Comente e compartilhe o post para mais pessoas aprenderem sobre esse phrasal verb!

Conteúdo grátis

BAIXE O MATERIAL DO POST(PDF+MP3) PARA ESTUDAR QUANDO E COMO QUISER.