Home Como Aprender Inglês - O Guia Definitivo Input compreensível, em grandes quantidades e regular para aprender inglês

Input compreensível, em grandes quantidades e regular para aprender inglês

11842
4

O input precisa ser compreensível

Quando falamos em input, é preciso atentar-se ao fato de que esse input precisa ser compreensível. Isso quer dizer que não adianta você escutar e ler em inglês 24 horas por dia se não entender uma palavra sequer. Para que você consiga absorver palavras, frases e estruturas, ao menos parte delas precisa ser compreensível. É por isso que inicialmente mais vale você ler o mesmo texto em inglês diversas vezes do que ler uma infinidade de textos diferentes que você entende muito mal. Ao ler o mesmo texto várias vezes, a cada leitura você aprenderá um pouco mais, mesmo que já saiba todas as palavras do texto. E talvez você pense “Ah, mas eu já entendo esse texto, não estou aprendendo nada”, porém a verdade é que você aprende inglês muito mais durante o contato com aquilo que já entende do que durante o contato com aquilo que não entende. O mesmo vale para o inglês falado. Se você assistir ao mesmo filme em inglês dez vezes a ponto de decorar as falas dos personagens, aprenderá muito mais inglês do que assistindo dez filmes diferentes (nota: isso vale principalmente para iniciantes e um pouco para estudantes em níveis intermediários, pois em níveis avançados variar o conteúdo já começa a ser mais vantajoso). Isso acontece justamente porque ao assistir o mesmo filme dez vezes você está se expondo a uma quantidade muito maior de input compreensível do que ao assistir a dez filmes diferentes. Assim, lembre-se de que quanto mais compreensível for o inglês que você escuta ou lê, mais você aprenderá.

Resultados de receber grandes quantidades de input

Ao receber grandes quantidades de input, ou seja, ao ler, ouvir e entender milhares de palavras e principalmente frases corretas em inglês, você começará a notar uma melhora incrível no seu aprendizado. Você começará a entender naturalmente como palavras, frases e estruturas funcionam e se relacionam entre si, enquanto que os livros tradicionais tentarão lhe ensinar a mesma coisa através de explicações e regras geralmente muito confusas. O fato de você ter ouvido, lido e entendido uma infinidade de palavras, frases e estruturas em inglês fará com que você tenha muito mais facilidade para aprender o idioma, sem necessidade de explicações ou exercícios tradicionais, pois centenas de estruturas corretas no idioma estarão armazenadas no seu cérebro, que imitará e fará as associações necessárias. Isso não somente fará com que você aprenda inglês mais rápido, mas também aumentará a sua motivação, que é um fator essencial para os seus estudos. Um fato muito interessante sobre receber grandes quantidades de input é que caso você faça um curso tradicional de inglês, não se surpreenda caso seus colegas comecem a falar que você têm “jeito” ou “dom” para aprender inglês, quando na realidade você simplesmente está passando muito mais tempo em contato o inglês do que eles.

Regularidade na recepção de input

A regularidade da sua exposição ao input é outro fator muito importante para o aprendizado. Você precisar ler e ouvir conteúdos em inglês com a maior frequência possível. De nada adianta passar várias horas lendo textos em inglês no final de semana e depois ficar uma semana inteira sem fazer nada em inglês. O melhor nesse caso seria ler uma hora por dia todos os dias. Ao estudar inglês com base em input, é essencial que você esteja regularmente exposto ao inglês (lendo e escutando). A frequência da sua exposição é muito mais importante do que a quantidade, embora a quantidade não possa ser negligenciada (ela só não é tão importante quanto a frequência). Nos próximos capítulos do nosso guia você aprenderá diversas técnicas que quando postas em prática garantirão que você receba altas quantidades de input todos os dias. Esse contato frequente com o inglês será um dos grandes segredos do seu aprendizado.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit