Home Como Aprender Inglês - O Guia Definitivo Vantagens e desvantagens da gramática para aprender inglês

Vantagens e desvantagens da gramática para aprender inglês

20597
6

Bom, até aqui você já sabe que não deve depender de regras de gramática para aprender inglês, porém talvez ainda tenha dúvidas se existe ou não alguma vantagem em estudar a gramática do idioma! De fato estudar a gramática traz algumas vantagens e algumas desvantagens, vamos dar uma olhada em algumas delas:

Desvantagens de estudar regras gramática

Aprender usando regras de gramática tem duas desvantagens:

Conhecimento teórico e não prático: quando seu aprendizado é focado em regras gramaticais, você acaba adquirindo um conhecimento muito mais teórico do que prático do idioma, ou seja, você sabe mais falar sobre o idioma do que falar no idioma. Uma forma fácil de entender isso é traçando uma comparação com a música. Uma pessoa que só estuda a teoria musical, mas não pratica o seu instrumento, acaba sabendo falar muito bem sobre música e sobre a teoria musical, mas não irá tocar tão bem quanto uma pessoa que foca mais na prática do que na teoria.

Esforço de memorização: é difícil memorizar regras de gramática, pois o processo é muito artificial. É muito mais fácil aprender com textos, frases e estruturas e deixar que seu cérebro faça o resto. Em geral, os estudantes que tem a gramática como foco gastam horas e horas estudando para ter um aprendizado mínimo, que poderia ser feito de forma bem mais rápida e simples através do estudo de textos, frases e estruturas.

Tempo de uso: é preciso muito tempo para usar uma regra de gramática. Você precisa lembrar da regra, ver se ela pode ser usada na frase que você quer falar e então criar essa frase de acordo com ela. Escrever uma frase usando regras de gramática é como resolver uma equação matemática, é algo que leva tempo. Se você frequentemente usar regras de gramática para criar frases, simplesmente não conseguirá falar ou escrever fluentemente.

Vantagens das regras de gramática

As regras de gramática podem ser úteis? Sim. A melhor forma de usar a gramática de forma positiva é tratá-la como uma “caixa de ferramentas”. Imagine que a gramática é uma “caixa de ferramentas”, que pode ser usada para corrigir pequenos “deslizes” no seu inglês. Sempre que você tiver dificuldades com uma determinada estrutura, vale a pena consultar a gramática para tentar entender essa estrutura de um ponto de vista mais lógico. Você não precisa decorar a regra, mas o simplesmente fato de entender como a estrutura funciona pode clarear muito seu aprendizado.

Por exemplo: pode ser complicado saber quando usar as preposições “IN” e “ON”. Ao consultar a gramática, você poderá adquirir uma noção geral de como e quando essas preposições são usadas. Você não precisa decorar todos os casos em que se usa “IN” ou “ON”, mas um conhecimento geral sobre o assunto refletirá de forma positiva no seu aprendizado. Você saberá que em geral “IN” passa a noção de “dentro” (“in the box” = dentro da caixa) e “ON” passa a noção de “sobre / em cima” (“on the table” = em cima da mesa). De posso desse conhecimento geral, o seu cérebro naturalmente começará a prestar atenção ao uso de “IN” e “ON” em frases e textos, associando o sentido da preposição com a explicação gramatical e aos poucos tornando o seu aprendizado mais eficiente e “profundo”.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit