Home Phrasal Verbs Make Up | O Que Significa Este Phrasal Verb?

Make Up | O Que Significa Este Phrasal Verb?

80999
22
Make Up | O Que Significa Este Phrasal Verb?

A língua inglesa, como sabemos, tem uma grande influência a nível mundial a ponto das pessoas entenderem como realidade, ser necessário saber esse idioma. Uma prova disso é como mesmo em nosso idioma, acabamos usando palavras da língua inglesa, muitas dessas palavras acabam até mesmo se tornando naturalmente parte do nosso vocabulário. No post de hoje abordaremos um phrasal verb que é muito famoso no campo da estética e cosméticos. Estou falando do phrasal verb make up. 

A grande surpresa aqui é que além do tão conhecido uso que a estrutura tem no Brasil, ela também pode expressar outras ideias na língua inglesa.

Ué, mas make up tem outro significado além de maquiagem? Tem sim!

Primeiramente precisamos lembrar que um phrasal verb é formado por um verbo e uma ou duas preposições, que juntas, tem um significado bem diferente de sua tradução literal. Muitas vezes é impossível até mesmo ter uma ideia do significado, mas não se preocupe, isso é algo que resolvemos com bastante contato com o idioma, e no caso dos phrasal verbs com muitos exemplos.

Sabemos que make quer dizer fazer e up tem o sentido de “para cima”, então ao pé da letra teríamos “fazer para cima”. Faz algum sentido? Acredito que não.

Para entender esse tipo de estrutura, você precisa entendê-la como um todo, descartando a tradução literal e entendendo o sentido que ela expressa em cada contexto. É por isso que vamos focar bastante em exemplos neste post.

Make up, que é um phrasal verb super usado e versátil, tem vários significados, dentre eles: inventar, reconciliar-se, constituir, decidir, compensar e se maquiar. Então, devemos sempre observar o contexto em que a expressão está para podermos saber seu significado.

Antes de irmos para os exemplos de hoje, é importante que você saiba o que fazer com eles. Aqui no site, sempre recomendamos o uso de uma ferramenta chamada Anki. Fazemos isso porque sabemos da eficácia do sistema de repetição espaçada, e o Anki atualmente é em nossa opinião, a melhor ferramenta do tipo, pois além de ser muito simples e eficiente, é totalmente grátis. Para entender melhor o que é o Anki e como baixar, instalar e usar, leia o nosso tutorial completo aqui.

Então agora que você já sabe o que fazer, vamos ver a estrutura na prática, em contexto. Para começar, vamos ver a estrutura com o sentido de “inventar” ou “criar” (desculpas, histórias). Observe:

He keeps making up excuses.
Ele continua inventando desculpas.

My Dad used to tell me bedtime stories. He’d make them up.
Meu pai costumava me contar histórias de ninar. Ele as inventava
.

Stop making up excuses. This is ridiculous.
Pare de dar/inventar desculpas. Isso é ridículo.

They made up a little poem and wrote it in the card.
Eles inventaram um pequeno poema e o escreveram no cartão.

Como dito, make up também pode dar o sentido de “se reconciliar, fazer as pazes”. Veja os exemplos abaixo:

They quarreled but later made up.
Eles discutiram, mas mais tarde se reconciliaram.

After their fight, I thought they were going to break up for good, but they have already made up.
Depois da briga deles, achei que eles iriam se separar para sempre, mas já fizeram as pazes.

Make up também pode significar “constituir”. Veja:

This volume is made up by 10 chapters.
Este volume é constituído de 10 capítulos.

Today, male students make up almost 30 percent of the program.
Hoje, os alunos homens constituem quase 30% do programa.

Existe ainda uma expressão com o phrasal verb make up, que transmite o sentido de “se decidir, fazer uma escolha”, ou em português coloquial “fazer a cabeça”. Essa expressão é make up someone’s mind. O someone poderá ser substituído por qualquer pessoa, veja os exemplos:

My mind is already made up, I’m going to quit smoking.
decidi, vou parar de fumar.
(Ou ainda – Minha cabeça já está feita, vou parar de fumar.)

Have you made up your mind yet?
Você já decidiu?

You need to make up your mind quickly!
Você precisa se decidir rápido!

Make up pode ser usado também, no sentido de “recuperar ou repor o tempo perdido”, ou seja, “compensar” o tempo perdido. Veja o exemplo abaixo:

Sorry I’m late. I’ll make up the time this evening.
Me desculpe pelo atraso. Eu vou compensar o tempo essa noite.

E por fim, não poderíamos esquecer o uso mais conhecido pelos brasileiros. Vamos ver agora make up com o sentido de “maquiar-se”:

How to make up eyes step by step.
Como maquiar os olhos passo a passo.

She went to the bathroom to make her face up.
Ela foi ao banheiro para maquiar seu rosto.
(Aqui temos uma situação onde make up é separado. Isso acontece porque phrasal verbs são divididos entre separáveis e não separáveis, no caso de make up no sentido de maquiar-se, é separável. Então não será difícil você ver situações como essa.)

Isso é tudo por hoje. Make up é um phrasal verb com muitos significados, muitos usos e o método mais efetivo nesses casos, é com certeza praticar bastante a estrutura através de frases. Não fique só nessas, se você encontrar mais frases com make up na internet, adicione ao seu Anki. Se você gostou do post, não se esqueça de compartilhar e deixar o seu comentário, e se quiser, você pode baixar os áudios dos exemplos no link que estará no final do post. Até a próxima.

Conteúdo grátis

BAIXE O MATERIAL DO POST(PDF+MP3) PARA ESTUDAR QUANDO E COMO QUISER.