Home Dicas para aprender inglês Como eu fiquei fluente em inglês sem saber nada de inglês?

Como eu fiquei fluente em inglês sem saber nada de inglês?

9985

Você pode ser fluente em inglês sem saber nada sobre o inglês, mas, você nunca será fluente apenas sabendo sobre o inglês. Isso pode parecer um pouco complicado, mas vou explicar contando uma história para vocês.

Desde adolescente, eu sempre pesquisei muito sobre o inglês, principalmente, por causa do videogame, sites em inglês e por querer aprender um conteúdo que só estava disponível em inglês. Mas, eu não sabia sobre o inglês, os verbos regulares, a pronuncia, as preposições, enfim, eu não sabia as regras. Mas, eu usava a língua, eu lia e tentava me comunicar naquela língua. E aos poucos, eu ia pegando algumas coisinhas e esse contato constante com o idioma fazia com que eu aprendesse naturalmente.

E o mais legal é que com esse contato, eu fui capaz de passar nas provas de pronuncia, de conversação e de gramática na época da escola e também na faculdade. Eu fiz faculdade de letras e confesso que não estudava tanto assim. Eu não tirava as melhores notas, mas, apenas isso foi o suficiente para que eu pudesse me formar na faculdade de letras.

Moral da história

Moral da história: depois que eu me formei comecei a fazer processos seletivos para dar aulas de inglês nas escolas de idiomas e franquias que existem em praticamente todas as cidades. E nesses testes, normalmente, tinha uma entrevista, uma conversação, um teste para ver se você não era maluco e a última parte era dar uma aula para os coordenadores da escola. E nesse momento, eu sempre me sobressaia porque eu tinha o domínio da língua.

Muitos professores que tinham feito faculdade comigo e outras pessoas que entendiam muito das regras gramaticais, das estruturas e de todas as normas do idioma também participavam dessas seleções, mas quando chegava na hora do “vamos ver” e de falar algo com desenvoltura no improviso, normalmente, eu me saia muito melhor que os outros professores. E esse domínio de saber a língua e não de saber sobre a língua fez muita diferença na minha trajetória de aprendizado do inglês e vai fazer muita diferença na sua jornada também.

Fluência sem manter o foco dos estudos nas regras do inglês

Então, a mensagem que eu quero passar é que você pode ficar fluente sem saber nada sobre as regras ou sem estudar e analisar a língua. Mas, sempre aparece alguém nos comentários dos meus vídeos questionando que “não tem como aprender inglês sem gramática”, mas, tem sim. Você pode usar a gramática como uma caixa de ferramentas, se você quiser. Você está com uma pequena dúvida, consulta a gramática, aprende e depois volta aos seus estudos.

Mas, principalmente, no início dos seus estudos da língua direcione o seu tempo para aprender algo que você quer falar e para saber se comunicar no idioma. Por isso, eu falo para vocês fazerem uma tonelada de “listening“, ou seja, escutar muito conteúdo em inglês todo santo dia, ler muito e treinar para falar o que você quer dizer no novo idioma.

Efetividade no começo do seu aprendizado

Não direcione o seu estudo para aprender a gramática do inglês, mas, para a parte ativa da língua e aprender a se comunicar. E, futuramente, se quiser se aprimorar na parte gramatical ou da fonética quando já tiver um bom conhecimento do idioma, se foque na gramática.

Por isso, eu não quero abolir a gramática, apenas quero fazer com que você direcione os seus estudos para a maneira correta e mais efetiva. Então, lembre-se sempre que “você pode ser fluente sem saber nada sobre o inglês, mas, você nuca será fluente sabendo apenas sobre o inglês”.