Home Dicas para aprender inglês Por que as aulas tradicionais de inglês não funcionam?

Por que as aulas tradicionais de inglês não funcionam?

3323

Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. E, hoje, eu vou falar sobre porque as aulas tradicionais de inglês não funcionam. É algo polemico, tenho certeza que vai gerar vários comentários, mas, é um assunto muito legal.

Mas, então por que as aulas tradicionais em escolas de inglês não funcionam?

Claro que não são todas, mas, existem algumas que não funcionam. Existem diversos motivos, mas, o principal deles é que as escolas e os professores não entendem o processo de aprender inglês, de aprender um idioma estrangeiro. Se você não entende como o inglês entra na cabeça das pessoas, os métodos e os materiais de estudos são ineficientes. Em minha opinião, eu acho que a música é mais motivação e não serve para aprender inglês. Mas, muitas escolas e professores genuinamente acreditam nisso e fazem diversas atividades com a música, que são legais. Mas, quando você precisa do resultado, não vem.

Você precisa aprender gramática para aprender inglês? Não precisa. Você não precisou dela para aprender o português. Basicamente, a gramática é uma descrição da língua, não são as regras. Ninguém criou uma língua a partir da gramática, a língua sempre esteve lá. Quando você era criança aprendeu o português e a gramática indiretamente. Você pode aprender inglês estudando zero de gramática, mas, se quiser você pode estudar um pouco. Mas, a ideia dos professores ensinarem gramática para os alunos, achando que se aprende inglês assim não está certo.

Agora, se ensinar inglês e deixar que naturalmente, o aluno vá aprendendo a gramática é um caminho efetivo. Mas, a maioria dos professores não entende isso e não desenvolve metodologias eficientes.

Absorver mais do que produzir

Outra coisa que pouca gente entende é que você precisa absorver muito mais inglês do que produzir. A base do meu curso é essa, que também é a base dos poliglotas. Você pode ver que os poliglotas aprendem diversas línguas lendo e escutando muito. Mas, nem universidades e nem escolas de idiomas costumam se focar na leitura e na escuta. E eu sou muito questionado quando digo que se você ler e ouvir muito inglês, naturalmente, vai poder falar. E, normalmente, quem me questiona é quem nunca fez isso.

Eu até convido quem duvida desse método colocar em pratica, pois vai se surpreender como realmente funciona o aprendizado. Resumindo, existem diversos fatores que fazem com que a escola e os professores não tenham a condição de criar o curso que vai dar os melhores resultados.