Home Dicas para aprender inglês A Fluência Vem Mais Cedo do que Parece

A Fluência Vem Mais Cedo do que Parece

4432

Olá, pessoal! Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês e hoje eu vou falar a respeito da fluência, que vem mais cedo do que você imagina. Esse é um conceito muito legal, porque sempre há quem me pergunte: “Mairo, eu vou ficar fluente em inglês?” ou “Mairo, quando eu vou ficar fluente em inglês?” ou ainda “Eu estudo inglês há dez anos e ainda não sou fluente em inglês”.

Mas, é o seguinte: se você estuda com um método eficiente de inglês ou de outros idiomas, porque isso também serve para os outros idiomas, a fluência no idioma vai aparecer muito antes do que você pensa. Por que? Porque quando você treina, especialmente, o seu “listening”, ou seja, você se torna capaz de entender o inglês falado, vai se tornar fluente.

Mas, o que pode ser considerado fluência?

Fluência no idioma é ser capaz de se comunicar, o que não significa que não ocorrerão alguns erros. Basicamente, você se torna capaz de se comunicar com um falante nativo, cometendo um ou outro erro, mas, sendo capaz de falar com um americano nativo. Quanto mais você falar, mais desenvolvida será a sua fala.

Fluência é você ser capaz de falar com alguém na rua. Por exemplo, se alguém lhe perguntasse: “Do you speak english?”, você responde: “Yes, I do” e consegue continuar a conversa. Essa é uma fluência inicial, há até a possibilidade de categorizar a fluência, mas, não vamos entrar nesse quesito, que é um mero detalhe. Pois, a fluência que desejamos é a comunicação.

Se você desenvolver a sua compreensão, fizer um estudo solido, onde tem uma base da língua, tem uma compreensão da estrutura, um vocabulário razoável e entende o inglês falado, você vai ser fluente muito antes do que imagina. E isso acontece muito! O inglês já está na sua cabeça, você é capaz de compreender quando um americano fala, só que você ainda não deve ter tido a oportunidade de colocar em pratica.

Epifania no inglês

De repente, você estuda inglês, mas, nunca encontrou um americano ou teve chance de usar o seu conhecimento, por isso, pode achar que não vai saber usar na hora que precisar, que não é fluente. E como eu disse: isso acontece com muita gente. Mas, com o passar do tempo vai aparecer uma situação que lhe colocará diante do uso do inglês.

De repente, uma pessoa vai pedir a sua ajuda em inglês. Você não vai estar na sala, com o professor e aquela pressão. No início, você pode se sentir receoso, gaguejar e errar bastante, mas vai perceber que a pessoa está lhe compreendendo. E aos poucos, a tensão diminui e a conversa flui naturalmente. E você vai pensar: “eu estou falando inglês e a pessoa está me entendendo”. E quem passou por isso, sabe que a felicidade é incrível. E nesse momento, você se toca que é fluente e nem sabia disso.

Isso é que chamamos de epifania em inglês. E a partir desse momento, tudo destrava e você percebe que é uma questão de aprimorar, melhorar a sua capacidade de compreender, treinar mais a fala para evitar erros, mas, você se toca disso. Se você estudar com métodos eficientes, absorvendo inglês, treinando o seu listening, a compreensão do inglês falado, depois de um tempo você vai ser fluente, pode só não saber.

Muitos de vocês que estão vendo esse vídeo já podem ser fluentes e ainda nem terem notado. Muitos estão no caminho e outros já passaram dessa fase e podem deixar um comentário dizendo: “aconteceu exatamente isso comigo”. Então, nunca esqueça: você se torna fluente muito antes do que imagina. Essa é a mensagem do vídeo de hoje.