Home Dicas para aprender inglês Aprender inglês é como correr uma maratona

Aprender inglês é como correr uma maratona

2186

Hoje eu vou falar de um assunto muito legal: aprender inglês não é igual a uma corrida de cem metros rasos, mas, é igual a correr uma maratona. Mas, antes de tudo eu quero contar uma história.

Em 2006, eu ganhei uma bolsa de estudos para estudar no Japão por um ano. E uma brasileira que morava por perto me convidou para participar de uma maratona. Então, nós treinamos um mês e fomos para a maratona, que possui 42 km de duração. E no decorrer da prova, eu percebi que as pessoas mais velhas mantinham um ritmo desde a largada, enquanto os mais jovens começavam acelerados e precisavam diminuir a velocidade.

A moral da história: se você não é um maratonista profissional, se corre apenas por prazer, o ideal é manter um ritmo. E eu completei a prova, levei mais de seis horas, mas, cheguei ao fim da maratona. Desde o início, eu segui correndo muito devagar e mantendo o meu próprio ritmo. Foi algo muito bacana, marcante e até mesmo gratificante.

Mas, o que isso tem haver com aprender inglês?

Não adianta você acreditar que o aprendizado de inglês é uma corrida de cem metros. Normalmente, a pessoa começa a estudar inglês, se dedica por horas nos primeiros dias, mas, depois acaba desistindo de estudar. Retorna meses depois e acaba parando novamente. E assim, sucessivamente. Só que assim não adianta.

Você precisa encarar o estudo de inglês como uma maratona, como uma corrida de mais de 42 km. Precisa pensar que é uma jornada muito grande. Mas, qual é o segredo de chegar até o final? Na maratona, você precisa ir devagar e manter esse ritmo. Então, 30 minutos ou 60 minutos, estudando inglês todos os dias é ideal. Se você mantém esse estudo regular, da mesma forma que corre uma maratona devagar, você vai chegar ao final. Se você estudar inglês todos os dias, 30 ou 60 minutos, eventualmente, vai se tornar fluente.

O que não pode é dar o gás, naquele pique de corrida de cem metros rasos, parar e voltar depois. Você precisa manter esse ritmo e, se não está fazendo isso nos estudos de inglês, implemente isso hoje. Pode parecer algumas vezes que você está indo muito devagar, mas, está aprendendo.

Se você estudar todos os dias, daqui a um ano vai ter progredindo muito e ao encontrar os seus alunos dos 100 metros rasos, ou seja, aqueles que estudam e param, eles vão notar como aprendeu tanto. E a diferença básica entre eles e você é a dedicação de ter estudado todos os dias.