Home Dicas para aprender inglês Aprender inglês fazendo intercâmbio?

Aprender inglês fazendo intercâmbio?

3813

Hoje eu vou falar sobre como aprender inglês fazendo intercâmbio. Ou seja, como que você pode aprender inglês viajando para os Estados Unidos, para a Inglaterra, Austrália, India ou qualquer país que fale inglês. Essa pergunta veio de um dos meus leitores, que quer saber mais como é possível viajar para aprender inglês. E eu tenho duas coisas para dizer a respeito disso: quando você deve fazer intercambio e o que você deve fazer lá para aprender inglês.

Então, quando você deve fazer intercâmbio?

Isso é muito importante. A questão é quanto mais você sabe de inglês antes de fazer o intercambio, mais você vai aprender. Quanto menos você souber antes da viagem, menos vai aprender. Não é preciso fazer intercambio para aprender qualquer idioma. Você pode aprender 100% de qualquer idioma no Brasil. Eu sou professor e fluente em inglês, não sei se você sabe, mas, eu nunca fui para os Estados Unidos ou para a Inglaterra. Então, você também não precisa ir. É muito bom? É muito bom e ajuda muito. Mas, você não precisa fazer. Existem milhares de pessoas, que como eu, falam fluentemente o idioma e nunca saíram do Brasil.

Mas, enfim, em 2006, eu fiz um intercambio no Japão. E eu fui no momento certo, porque já fazia 3 anos que estudava o japonês e já tinha uma base muito boa. É claro que você também pode fazer o intercambio sem saber nada, mas, não é o ideal. Então, se você está pensando em fazer o intercambio, a minha dica é comece a estudar. Todo o inglês que você aprender no Brasil poderá ser colocado em pratica no bar, na padaria, na rua e conversando com as pessoas. Quanto mais você estudar antes de sair, mais você aprenderá lá.

Quando você chegar no país, o que você deve fazer?

Você deve minimizar o seu contato com o português. Tem muita gente que vai fazer o intercambio, mas, acaba indo morar em uma casa cheia de brasileiros e passa o dia inteiro falando português. Você se coloca em um “ambiente” totalmente em português, por isso, que algumas pessoas que fazem intercambio não aprendem o idioma.

Normalmente, o intercambio que dá certo é quando você fica na casa de uma família americana e passa o dia apenas com pessoas que falam inglês. E se você se mudasse hoje para os Estados Unidos e colocasse o seu filho de sete anos na escola, ele aprenderia o inglês muito fácil. Porque na escola só tem americanos, os amiguinhos dele falariam apenas inglês. E se a tarde, ele vai para uma escolinha de futebol também não terá contato com o português. Então, você deve fazer exatamente isso: minimizar o seu contato com o português.

Isso é como você fazer o intercambio: minimizar o contato com o português e maximizar o contato com o inglês. Então, se você está indo hoje para os Estados por 3 meses, vise se isolar do contato com o português nesse período. Acorde com o inglês, almoce com o inglês e a noite saia com os seus amigos americanos. Faça amizades lá. Eu errei nesse ponto no meu intercambio no Japão. Eu fui na hora certa, mas, tinha muito contato com brasileiro. Mas, não que eu não tenha aprendido, mas, poderia ter tido muito mais contato com o japonês. Eu fui no momento certo, mas, não executei da maneira certa.

Então, se você juntar esses dois fatores: faça um intercambio após ter estudado inglês no Brasil e viaje para um local, onde terá contato zero com brasileiros, o seu intercambio vai ser “a bomba atômica do inglês”. Hoje, se eu fosse fazer um intercambio nos Estados Unidos, seria uma temporada completamente isolada do português.