Home Dicas para aprender inglês Idiomas não são ensinados, apenas aprendidos

Idiomas não são ensinados, apenas aprendidos

2113

Hoje, eu vou falar a respeito do seguinte assunto: idiomas não ensinados, são apenas aprendidos.

Eu conheço esse conceito há algum tempo e é algo defendido e divulgado, especialmente, pelos grandes poliglotas, que são aquelas pessoas que dominam vários idiomas. Basicamente, você não pode ensinar, mas, pode aprender o idioma.

O melhor exemplo: o nosso idioma nativo.

E você pode ver isso muito no português. Por exemplo: eu tenho uma filhinha de 9 meses e por mais que eu e a minha esposa falamos português perto dela, não estamos ensinando o idioma. E aconteceu do mesmo jeito com você. Mesmo que os seus pais não tentassem lhe ensinar as palavras básicas, você aprenderia o português. Ou seja, todo mundo que nasceu no Brasil aprendeu o português e ninguém foi ensinado. Mas, se transportarmos isso para os idiomas estrangeiros, a situação é diferente. Por mais que existam os professores de inglês, eles não ensinam o inglês pelo inglês. Eles ensinam a como aprender inglês, vão apontar os caminhos para aprender o idioma. Então, eles criam a condição para que você possa aprender o inglês.

Moral da história:

Quando eu dou aula para os meus alunos, eles não aprendem inglês comigo. Se você está em uma escola de idioma, você está em uma condição de aprendizado. Não significa que o inglês esteja “saindo do professor” e entrando em você. E se você sacar esse conceito: “idiomas não são ensinados, são aprendidos”, isso muda a totalmente sua perspectiva de aprendizado de idiomas, porque a partir dai, você assume mais a responsabilidade pelo seu aprendizado.

Isso quer dizer que o professor não importa nada no seu aprendizado? Importa. Um bom professor é fantástico, um bom método é melhor ainda. Só que no final das contas, é você que aprende e ninguém te ensina.