Home Dicas para aprender inglês Os 5 Princípios do Aprendizado de Idiomas

Os 5 Princípios do Aprendizado de Idiomas

4385

Olá pessoal! Mairo Vergara com mais uma dica de inglês! E no vídeo de hoje eu vou falar sobre os cinco princípios do aprendizado de idiomas, que são cinco ideias que, independente do método ou escola que você frequenta, se segui-los, você terá um bom resultado. Por outro lado, se você não seguir esses cinco conceitos a tendência é que não consiga resultados bons.

1 – Passar tempo com o idioma

Isso é essencial para aprender qualquer língua estrangeira. Você precisa passar o máximo de tempo em contato com o idioma, independente do idioma escolhido. Por exemplo, você faz apenas uma aula na semana e passa duas horas em contato com o idioma. E se você não faz mais nada, não está passando tempo suficiente com o idioma.

Você pode perguntar para qualquer pessoa que já aprendeu outro idioma: você precisa estar em contato com essa língua todos os dias. Seja lendo um texto, vendo seriados, escutando um áudio no seu mp3 player ou no seu celular. Você precisa desenvolver um plano. Por exemplo, você vai de ônibus ou carro para trabalho ou aula e decide aproveitar esse tempo para ouvir algum áudio no idioma, além de chegar em casa e estudar mais um tempo. Esse já é um período que você passa em contato com a língua. Se você desenvolver essas estratégias e ter contato regular com a língua, terá bons resultados.

2 – Entender antes de falar e ler antes de escrever

Isso é muito importante. A compreensão vem antes. Antes de falar ou escrever em inglês, você precisa entender e ler em inglês, respectivamente. Isso é o natural. Você aprendeu português desta maneira. Não que você só vai aprender a entender e ler, mas, o seu foco precisa ser na compreensão oral e na leitura. Se todo o seu plano de estudo tiver como foco a compreensão, você terá bons resultados. Agora, se você quiser falar e escrever muito antes de compreender, até conseguirá um bom domínio. Mas, quando devolver para você, ficará completamente perdido. A longo prazo, visando progresso real, o seu objetivo precisa ser a compreensão, especialmente, a oral. Porque se você entender o que as pessoas estão dizendo, a leitura, a escrita e a falam serão consequências. E eu falo com experiência própria, porque eu foquei anos apenas em falar e até conseguia fazer isso, mas, de uma forma muito limitada. Então, o seu foco precisa ser na compreensão.

3 – Motivação

Você precisa de motivação para estudar. Porque você pode ter o melhor método, o melhor professor e todas as condições, mas não tem motivação para estudar. Já quando você tem motivação, pode não ter o melhor professor e nem o melhor método, mas, vai progredir mesmo assim. Por isso, é importante estar motivado para ter a vontade de conhecer o idioma, conhecer o inglês. E aos poucos, aquilo passar a ser um hobby e deixa de ser uma obrigação. Por isso, é importante ter motivação para estudar, senão você não vai para frente.

4 – Autonomia

Você precisa se transformar em um estudante autônomo. Praticamente um autoditada. Se responsabilize pelo seu estudo, pesquise métodos e técnicas e veja se o que está fazendo dá resultados. Preze pelo seu estudo. Você tem que alcançar em um nível que não precisa de um professor ou de um método, pois pode seguir estudando anos e anos por conta própria. Todas as pessoas quem aprendem várias línguas chegam nesse patamar. Porque elas aprenderam a aprender um idioma. Toda escola de idioma ou professor deveria visar transformar o aluno de idiomas em um estudante independente.

5 – Atenção e observação

Quando você está estudando uma língua é muito importante que preste atenção e observe aquele idioma. Então, se você está estudando inglês preste atenção nas frases inteiras, nos textos e veja como a língua funciona e não brigue com ela. Se você prestar atenção, vai notar como as coisas funcionam. Muitas pessoas observam e tentam entender os “porquês” dos idiomas, não se preocupe muito com isso. Só se preocupe em prestar atenção, observar como funciona e imitar sem brigar.

Resumindo, você precisa todos os dias passar um tempo em contato com o idioma. Você também precisa entender antes de falar, a compreensão antes da produção. Foque o seu estudo em entender inglês, porque a partir disso, você vai evoluir. Motivação: você precisa achar uma maneira de se motivar para estudar inglês. Autonomia: estude sempre visando se tornar um autodidata, alguém que pode aprender inglês ou outro idioma por conta própria. Por fim, atenção e observação na estrutura do idioma. Faça isso e não brigue com a língua. As coisas são como são em inglês, japonês ou qualquer idioma. Observe, aprenda e repita! Se o plano de estudo seguir esses cinco princípios, a tendência é ter bons resultados.