Home Dicas para aprender inglês “Overlearning” e o aprendizado do inglês!

“Overlearning” e o aprendizado do inglês!

3380

Hoje, eu vou falar sobre o overlearning, que é um conceito muito bacana, e se for aplicado nos seus estudos, o seu inglês vai melhorar muito.

Mas, o que isso significa?

Apenas “learning” significa aprendizado, mas, com a inclusão do “over” a palavra ganha um sentido diferente. Vamos pensar em algumas palavras parecidas.

O verbo “do” significa fazer, mas, quando você fala “over do”, dá o significado de fazer demais, de exagero. Outro exemplo: a palavra “estend significa estender, prolongar. Ao acrescentar o “over estend”, você tem prolongar demais, se estender demais. Em português, nós temos a “overdose”, uma dose grande de remédios. Em inglês, nós também temos a overdose no mesmo sentido. Então, o over sempre expressa algo exagerado, além do permitido.

E quando voltamos para o “overlearning”, nós temos um aprendizado em demasia, um exagero de aprendizado. Mas, por que isso é importante para o seu aprendizado de inglês? Aprender inglês é um eterno e constante “overlearning”. Com cada áudio, cada texto e cada material do seu estudo de inglês precisa ser feito um “overlearning”. E não é algo semelhante ao que fazem nas escolas, afinal você está lendo o capítulo 4 do seu livro, mas, não lembra nada do primeiro capítulo. Então, o professor tem um livro com 17 capítulos e precisa terminar tudo até o fim do ano. E a cada semana, faz um capítulo e pronto. Mas, não funciona porque você não está fazendo um “overlearning”. Nem tudo na vida é “overlearning”, mas, isso é essencial para o estudo de idiomas.

Fixando os conteúdos

Então, você deve pegar cada áudio, cada texto e cada material e estuda-lo além do normal. Já que dessa forma, muito desse conteúdo vai ficar na sua memória de curto prazo e também será absorvido pela memória de longo prazo, ou seja, você vai fixar esse conteúdo.

Você precisa estudar até memorizar cada detalhe desse conteúdo. Muitos alunos me falam que estudaram tanto que “decoraram” todo o material, mas, não significa que não tenham aprendido. A minha mãe costumava dizer que para passar no vestibular ou em um concurso público era precisa estudar até ao ponto de lembrar até das vírgulas. Então, faça um overlearning e memorize cada detalhe do seu material. Basicamente, seria o mesmo que decorar todos os detalhes de um comercial de televisão que você já viu diversas vezes.

Então, pegue um texto ou um áudio e faça um overlearning e depois passe para o próximo material. Conforme você vai fazendo isso irá aprender cada vez mais inglês.

Eu ouvi o termo “overlearning” de um grande poliglota, que afirmou que o estudo de linguagem se resume ao overlearning, ou seja, você aprende e reaprende o conteúdo até o ponto que domina. E quando ele falou isso, fez todo o sentido para mim. Então, aplique isso nos seus estudos e tudo que você for estudar faça além do normal, aplicando o overlearning.