Home Dicas para aprender inglês Pare de perguntar “Quando eu uso … em inglês?”

Pare de perguntar “Quando eu uso … em inglês?”

3362

Hoje, eu vou dar uma sugestão que se for colocada em pratica. Independentemente se você está começando ou já está em um nível avançado no inglês, vai dar uma turbinada nos seus estudos. Algo muito simples. Na medida do possível, evite perguntar “quando eu uso isso ou quando isso aquilo em inglês”. Pare de fazer perguntas do tipo “quando eu uso em inglês”, pois, esse tipo de pergunta não é nada eficiente e, mesmo que você obtenha uma resposta não será muito útil para aprimorar o seu inglês.

Por exemplo: muitas vezes ao fazer uma pergunta em inglês, você usa o verbo auxiliar “Do”. E se você quer perguntar: Você quer mais café? Em uma tradução literal para o inglês ficará: You want some more coffee?! Isso acabaria sendo uma afirmação, já que você precisa do auxiliar “Do”. Você vai falar Do you want some more coffee? E poderia responder: Yes, I do ou No, I don’t.

Hoje em dia, a maioria dos métodos, mesmo quando dizem que não usam a gramática, ainda se baseiam nesse ponto. E quando você começa a fazer pergunta desse tipo: como usar o Did? Como deve utilizar o many? Como eu uso os verbos no passado? Nesse momento você restringiu muito o seu estudo.

Mas eu já fiz isso e deu certo!

Isso até pode funcionar. Você fez uma pergunta, conseguiu uma resposta, compreendeu o funcionamento da regra gramatical e está sentindo-se feliz da vida. Mas, quando você sair do da sala de aula e precisar colocar isso em pratica poderá ter graves problemas. Afinal, aprender a regra pode ser útil para ser aprovado no curso, se dar bem na prova, mas, no momento de entender  frases com essas estruturas e ter que utilizar esse conteúdo, essas normais gramaticais não servem para absolutamente nada.

As pessoas fluentes sabem utilizar as estruturais gramaticais, mas, porque escutaram esses exemplos milhares de vezes e não apenas decorando todas as regras. E quando você começa a falar com outras pessoas em inglês, começa a utilizar tudo isso. Então, o segredo é ouvir, interagir e se familiarizar com todo esse conhecimento. Aos poucos, uso de todas as estruturas vai se tornar algo natural.

O mesmo acontece em português. Nós não nos expressamos corretamente porque conhecemos todas as regras da nossa língua. A gente sabe porque já viu tanto e teve tanto contato com essas estruturas, que conseguimos falar naturalmente.

Então, evite fazer perguntas do tipo “quando eu uso isso ou aquilo em inglês“, você pode até ter as respostas, mas isso não vai lhe ajudar quando precisar usar o inglês de verdade. Quando surgir esse tipo de dúvida, procure diversas frases com essas expressões para que você possa absorver a utilização correta. Mas, se você preferir pode continuar ouvindo e lendo muito material em língua que eventualmente, vai dar de cara com todas essas estruturas conforme for lendo e escutando os conteúdos em inglês e vai absorvendo elas.