Home Dicas para aprender inglês Por que a gramática do inglês mais prejudica do que ajuda

Por que a gramática do inglês mais prejudica do que ajuda

2854

Olá, pessoal! Aqui é o Mairo Vergara em mais um vídeo para vocês. E hoje, eu vou falar um pouco sobre por que de estudar a gramática do inglês pode mais te prejudicar do que ajudar. A minha opinião, que pode ser meio controversa, é baseada em mais de dez anos de estudo de idiomas e também leva em consideração o contato com pessoas que adoram ou odeiam gramática e os seus resultados. E a minha opinião é muito simples: quando você está em um nível básico ou intermediário, a gramática mais prejudica do que ajuda. E quando você chega a um nível avançado, ela pode ser útil, embora não seja necessária.

Porque a gramática prejudica em um nível básico/intermediário?

Porque ela vai contra a forma natural de aprender um idioma. Quando você aprende português, você não começa pela gramática. Você só vai ver isso lá frente, quando já sabe falar, ler e escrever e, mesmo assim, a gramática é muito complicada.

Outro exemplo: se uma pessoa que não fala português vai morar na sua casa por seis meses e vocês conversam todos os dias, essa pessoa vai aprender o nosso idioma. Todo mundo aprende desse jeito. Mas, se você sentar com essa pessoa e tentar ensinar gramática na esperança que isso facilite o aprendizado, só vai deixa-la ainda mais confusa. Porque isso é contra a ordem natural do aprendizado de idiomas. O natural seria vocês passarem quatro ou cinco meses interagindo normalmente e, quando essa pessoa já estiver entendendo o português, você pode fazer correções pontuais com a gramática. E no inglês é a mesma coisa.

A compreensão do idioma vem antes da gramática!

Quando você está em um nível básico, deve ter muito pouco contato com a gramática. Porque senão o seu foco, que deveria ser compreender o inglês, passa a ser analisar a língua, que verbo utilizar na frase e saber os “porquês”. E tudo fica muito confuso. Por isso, eu acho que a gramática precisa ser mínima nos níveis básico / intermediário. E quando você já for fluente e tiver um bom domínio do idioma, será muito mais fácil entender a gramática, que será útil para refinar o seu conhecimento, melhorar a sua escrita, etc.

Resumindo: quanto menos você sabe da língua, menos você tem que estudar a gramática. E aos poucos, você vai adicionando a gramática de acordo com a sua melhora no idioma. E no nível avançado, caso você queira atingir um nível muito elevado no idioma, pode se dedicar mais a gramática, ou senão, pode continuar focado em compreender o idioma.