Home Dicas para aprender inglês Qual a diferença entre estudar e aprender inglês?

Qual a diferença entre estudar e aprender inglês?

7133
9

Se você quer realmente aprender ou mesmo melhor o seu inglês, é muito importante entender a diferença que existe entre estudar e aprender um idioma. No caso no inglês, por exemplo, é muito comum as pessoas passarem muito tempo estudando e pouco tempo aprendendo de fato a língua, o que faz com que depois de muitos anos de estudo o progresso tenha sido muito pequeno. Nas escolas tradicionais de inglês isso é muito comum, estuda-se muito a língua através de aulas focadas em gramática e exercícios de construir frases e preencher lacunas, e passa-se muito pouco tempo de fato aprendendo-se o inglês, os alunos raramente fazem atividades e exercícios que realmente farão com que eles absorvam a língua e futuramente consigam usá-la em situações reais.

Estudar inglês é apenas o começo!

Para saber como você realmente aprende inglês, primeiro é preciso entender a diferença entre estudar e aprender o idioma. Estudar inglês é o que a maioria das pessoas está acostumada a fazer: você senta, pega um texto, um tópico gramatical, um capítulo de um livro didático, etc., e faz um estudo ou análise desse material procurando entender regras ou padrões, usando dicionários, etc. Esse tipo de estudo ou análise não gera um aprendizado real, mas somente uma familiaridade inicial. Com esse tipo de estudo você pode até passar na prova de inglês da semana que vem, porém dentro de mais algumas semanas se esquecerá praticamente de todo o conteúdo. Isso não quer dizer, no entanto, que esse estudo é inútil. Pelo contrário, ele é altamente necessário, pois é ele que permitirá que você faça as atividades que realmente garantirão o seu aprendizado!

Então como eu aprendo o inglês?

Ao sentar e estudar um texto ou tópico gramatical (estou falando de tópicos gramaticais pois isso é comum nas escolas, porém particularmente eu recomendo sempre estudar textos), o que você está fazendo é passando esse material de algo não compreensível para algo parcialmente compreensível, e é justamente com esse material parcialmente compreensível (que foi estudado) que você poderá realizar o aprendizado real.

O aprendizado real, que eu gosto de chamar de “absorção do conteúdo” e feito não através de estudo, mas sim de “treino”. Assim como um jogador de vôlei pode estudar ou analisar uma jogada, para realmente aprender e dominar essa jogada, ele precisa praticá-la. No inglês é a mesma coisa: para realmente aprender um texto estudado, você precisará praticá-lo inúmeras vezes. E quando eu falo em prática, não quero dizer as práticas tradicionais das escolas, que envolvem muita produção (fala e escrita), mas sim práticas de revisão e absorção real do conteúdo, tais como:

  • Ler o texto diversas vezes
  • Escutar o áudio do texto diversas vezes
  • Ler o texto e escutar o áudio ao mesmo tempo diversas vezes
  • Escutar o áudio do texto e tentar escrever o que você está ouvindo
  • Traduzir o texto do inglês para o português e vice-versa
  • Escutar o áudio do texto e repetir (imitar) as frases após o narrador

A prática constante e variada de todas essas atividades fará com que você aos poucos vá absorvendo o conteúdo estudado. O conteúdo aos poucos deixará de ser meramente um conhecimento e passará a ser uma habilidade que você domina. Se você estiver estudando textos em inglês (que é o melhor  tipo de material em minha opinião), você irá absorver toda a gramática e todo o vocabulário do texto de forma natural, que é exatamente o que você precisa para futuramente conseguir falar inglês. E justamente por ter absorvido o conteúdo de uma forma natural, quando você passar para um próximo conteúdo/texto, o estudo ficará ainda mais fácil (devido ao seu conhecimento prévio adquirido através do “treino”), e isso se tornará um “ciclo vicioso”, em que cada vez mais o estudo e o “treino” do inglês ficam mais fáceis. É colocando esse ciclo de estudar > aprender/absorver em prática que você realmente aprende um idioma estrangeiro.

Assim, se você não ainda está fazendo isso, eu recomendo começar hoje mesmo, pois os resultados de treinar tudo aquilo que você estuda serão muito claros, com apenas 1 ou 2 semanas de treino você já notará uma diferença gigantesca em seus estudos!

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit