Home Dicas para aprender inglês Qual é o maior desafio para aprender inglês?

Qual é o maior desafio para aprender inglês?

7174
3

Olá pessoal! Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre o que considero ser o maior desafio para aprender inglês! Muito se fala sobre dificuldades como pronúncia, entender o inglês falado, aprender phrasal verbs, idioms, e todas essas categorizações gramaticais. No entanto, eu acredito que a maior dificuldade ao se aprender um idioma estrangeiro não está relacionada a aspectos técnicos do idioma, mas sim diz respeito a duas coisas: dedicação e consistência!

Quando começamos a estudar um idioma tudo é lindo e maravilhoso: estudamos regularmente e com empolgação, descobrimos novas palavras, frases e sons, é uma animação sem fim! Porém com tempo começamos a perceber que a jornada do aprendizado é mais longa do que pensávamos e que precisaremos de alguns anos para realmente aprender o idioma (no caso do inglês eu diria uns 2-3 anos). É nesse ponto que entram os dois fatores que mencionei, que são a dedicação e a consistência. Vamos começar falando um pouco sobre a dedicação…

Você antes de mais nada precisa verdadeiramente se dedicar ao aprendizado do idioma. Isso de forma prática acontece de diversas maneiras diferentes. Você precisará procurar materiais de qualidade, buscar métodos eficientes e se necessário fazer adaptações nesses métodos de acordo com seu estilo pessoal de estudo, sair de sua zona de conforto para lidar com textos e áudios que você não entente completamente, e principalmente você precisará abrir mão de parte de seu ativo mais importante: o tempo. Não é necessário estudar horas a fio todos os dias, mas você terá que estudar um pouquinho todos os dias e esse pouquinho, quando somado ao longo de alguns anos, se transforma em um “poucão”. Ou seja, aprender inglês exige um investimento real de seu tempo e sua energia, e fazer esse investimento não é nada fácil. Porém, como todo bom investimento, ele tem um ótimo ROI (Return On Investment – Retorno sobre investimento), ou seja, com o tempo, você colherá o que plantou!

Já o segundo ponto essencial para se aprender inglês, o segundo grande desafio que todo estudante enfrentará é manter a consistência nos estudos. Consistência quer dizer simplesmente estudar “todo santo dia”. A força de estudar todos os dias é imensurável, nem que sejam 15 minutos por dia. Em geral eu recomendo que você estude 1 hora por dia de forma ativa (sentado estudando) e o restante de forma passiva usando seu “tempo morto”, ou seja, momentos no seu dia em que você está fazendo alguma atividade “mecânica”, em que possa escutar áudios em inglês ao mesmo tempo. O problema é justamente que nem todos conseguem manter essa consistência. As próprias escolas de inglês trabalham seguindo modelos de 2 aulas por semana, 1 aula por semana no sábado de manhã ou mesmo fazendo cursos intensivos. Esse tipo de estudo concentrado, em que você estuda durante horas e horas em poucos dias e não de forma constante e regular não é efetivo quando falamos de aprendizagem de idiomas. Embora possa parecer difícil estuda 4 horas seguidas no sábado de manhã, a verdade é que estudar 30 minutos todos os dias é muito, mas muito mais difícil, pois em muitos dias você não terá tempo livre, estará cansado(a) e até mesmo simplesmente se esquecerá de estudar devido a outras atividades. O importante no entanto é tentar manter essa consistência, principalmente nos primeiros meses de estudo, por mais difícil que isso seja, para que assim isso venha a se tornar um hábito, algo que você faz naturalmente todos os dias e desse modo consiga manter o ritmo durante alguns anos.

Se você combinar esses os dois fatores (dedicação e consistência) com um bom método de estudos, o sucesso no aprendizado do inglês será simplesmente uma consequência, o resultado do seu trabalho. É por isso que poliglotas aprendem tantos idiomas facilmente, pois eles são mestres em juntar um bom método de estudo com dedicação e consistência absolutas!

Bom, para terminar, se você gostou do conteúdo, não deixe de assinar o blog para receber nossas novidades diretamente no seu e-mail (aqui embaixo do post há um formulário) e também deixe seu comentário dizendo o que achou do post, se você tem alguma dúvida, etc. Então é isso aí pessoal, um grande abraço e até o próximo post!

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit