Home Dicas para aprender inglês Roteiro de Estudos de Inglês?

Roteiro de Estudos de Inglês?

22298

Olá pessoal, hoje irei falar um pouco sobre como montar um roteiro de estudos para aprender inglês. A pergunta veio de um leitor chamado Evenilson. Essa é uma dúvida frequente entre os estudantes da língua inglesa, e muitas pessoas ficam perdidas na hora de se organizar para estudar inglês. Alguns leitores até mesmo me enviam roteiros de estudos, seus planos, me contando como pretendem estudar o idioma e pedem a minha aprovação para esse método. Solicitam que eu indique se com esse roteiro terão bons resultados no aprendizado do inglês.

E eu acabei chegando a uma conclusão: a primeira coisa que você deve evitar na formulação de um roteiro de estudos é uma programação diária. E por que você não deve pensar desta forma? Porque você não vai conseguir fazer isso, já que o inglês não é um assunto que você estudará somente alguns dias. Você terá que se dedicar por meses e até mesmo anos. Em suma, o inglês é uma jornada de longo prazo.

Faça um roteiro de estudo com longa duração

Você pode até definir um roteiro de curto prazo, mas, dificilmente vai conseguir segui-lo por muito tempo, pois os seus compromissos diários tendem a mudar, a sua própria vida passa por algumas transformações. Você pode até conseguir seguir esse roteiro por algum tempo, mas com as adversidades da vida você pode ter que mudar em breve.

Sendo assim, não defina o seu roteiro desta maneira, dê preferência a uma programação a longo prazo, como por exemplo: com duração mensal ou semestral, com base no tempo em que você vai estudar. Defina a frequência do seu estudo: quando, quanto e onde você vai estudar. Defina esses pontos e determine esse roteiro como a sua meta.

Você pode começar a fazer o seu roteiro de inglês agora mesmo. Você pode determinar que no próximo mês estudará inglês por uma hora todos os dias. E vai estudar na mesma hora, enquanto toma um café e um lanche. Então, faça isso. Desta forma, você já contará com um resultado que apresentará resultado.

Ouvir e ler: dedique-se a absorver o inglês

O segundo passo importante é: depois de definir as atividades: a sua frequência e o tempo de estudo diário, certifique-se que ao menos, 70% das suas atividades seja de input, atividades de leitura e escuta, atividade que você estará absorvendo o inglês.

Eu recomendo pelo menos 70% das suas atividades, mas, pode até ser mais tempo, isso pode variar de acordo com o seu gosto. A minha preferência, quando eu começo a estudar um idioma novo é reservar quase 100% das minhas atividades nestes termos: focando apenas na escuta e leitura, deixando para escrever e falar mais para frente. E por que fazer isso? Porque você precisa absorver muito mais do que produzir no começo dos estudos. Independentemente de como você está estudando, do seu método ou da sua escola, garanta que mais da metade das suas atividades esteja focada em entender.

Roteiro de estudos ideal

Se você fizer isso, se implementar essas duas dicas através de um plano de estudo com maior duração, podendo ser mensal ou até semestral e executar esse plano, todos dias, e se manter a maior parte do seu estudo com foco em ler e escutar terá desenvolvido um roteiro de estudo ideal.

E este roteiro pode variar em função do local que você estuda, do método que usa, mas, se inserir apenas essas duas dicas, os resultados que você terá nos próximos meses serão muito positivos. E conforme você for estudando no seu dia a dia, você vai adaptando aos seus compromissos. Mas, faça isso, ao menos, uma hora, meia hora todos os dias. Execute isso e você conseguirá o resultado que tanto deseja.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit