Home Dicas para aprender inglês Usando seu celular/mp3 para aprender inglês

Usando seu celular/mp3 para aprender inglês

27270
9

Hoje eu gostaria de dar uma dica muito simples e altamente efetiva para se aprender inglês ou mesmo qualquer outro idioma estrangeiro, porém que muitos estudantes simplesmente não utilizam! A dica é muito simples: use o seu celular/mp3 para aprender inglês de forma altamente eficiente!

Mas, Mairo, como exatamente eu faço isso? É muito simples! Se você estuda inglês em algum curso ou mesmo por conta própria, muito provavelmente você deve ter materiais com áudio, tanto áudios em MP3 quanto CDs que acompanham livros didáticos. Normalmente, nos cursos, os alunos vão na aula, estudam um texto ou algum tópico gramatical e então escutam o áudio desse texto ou tópico uma ou duas vezes, e depois disso nunca mais fazem nenhum tipo de prática ou treino com esse áudio. E o resultado é o que todos nós conhecemos, os alunos não somente esquecem tudo aquilo em poucos dias, como também não aprimoram a compreensão oral.

Para que isso não aconteça, pegue o áudio desse texto e coloque-o no seu celular, mp3 player ou dispositivo portátil. Faça isso com todos os áudios de materiais e textos que você estudar! Daí então, sempre que você tiver um tempo livre, principalmente quando estiver fazendo outras atividades como lavar a louça, pegar o ônibus, fazer exercícios físicos, dirigir, etc., escute esses áudios. Isso, a princípio, pode parecer pouca coisa, porém a diferença que essa atividade fará a longo prazo é gigantesca! Por exemplo, se todos os dias você vai na padaria pela manhã e gasta 10 minutos indo, comprando o pão e voltando para casa, isso são 10 minutos de inglês que você pode acrescentar ao seu dia. O legal é que você não precisará arrumar mais tempo no dia para fazer isso, você simplesmente usará o tempo que gasta indo na padaria para escutar inglês.

Agora o que a grande maioria das pessoas não sabe é que quando você está escutando inglês você está de fato estudando inglês. Esses 10, 20 ou 30 minutos por dia são muito mais efetivos do que, por exemplo, fazer exercícios de gramática, exercícios de preencher lacunas, etc. Escutando inglês regularmente você não somente irá fixar tudo aquilo que já estudou, como também irá aos poucos desenvolver a sua compreensão oral, que é a habilidade mais importante nos estudos de idiomas estrangeiros.

Outro ponto importante é que muitas pessoas ao fazer isso dizem: “ahh, mas eu não entendo quase nada!”. Isso é normal, mesmo que você estude um texto completamente, procure todas as palavras e estude toda a gramática, quando escutar o áudio pela primeira vez, você entenderá muito pouco, em torno de 10 a 20%. Desenvolver o ouvido exige treino, e se você nunca fez esse treino, não importa quantos anos você já “estudou” de inglês, quando ouvir um áudio ou alguém falando, você não entenderá quase nada. Porém continue escutando, mesmo entendendo pouco, que aos poucos seu ouvido irá se acostumando, aos poucos você começará a entender frases que antes pareciam confusas ou rápidas demais.

Se você criar o hábito de escutar todos os dias os áudios dos textos que estuda, mesmo por pouco tempo (15 a 30 minutos), a diferença que isso fará no seu inglês é absurda! Eu diria, sem mentira, que você aprenderá no mínimo 3x mais rápido do que os estudantes que não fazem isso, ou seja, em um ano de estudos você aprenderá no mínimo o mesmo que outros estudantes aprendem em três!

Por fim, se você ainda tem dúvidas, em te desafio a fazer isso durante duas semanas e não ter resultados! Se você pegar um texto, estudar esse texto e depois escutar o áudio dele todos os dias durante uma ou duas semanas, você mesmo verá como isso funciona, você mesmo terá um “momento eureca”, em que você simplesmente entende uma frase em inglês que antes parecia impossível de entender. Um grande abraço e até a próxima!

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit