Home Tutoriais e Ferramentas Como instalar e usar o Anki – Tutorial completo

Como instalar e usar o Anki – Tutorial completo

843732
528
Como instalar e usar o Anki - Tutorial completo

Olá pessoal, neste artigo vou explicar passo a passo como instalar e usar o Anki, tanto para PC como para Android, e também como fazer o melhor uso do programa para estudar idiomas.

Primeiro vou explicar por que usar o Anki e como ele pode te ajudar no seu aprendizado.

Já pensou se você pudesse lembrar de tudo que aprende durante os seus estudos, todas as expressões e palavras novas em inglês? Bom, a verdade é que apesar de o nosso cérebro ser incrível, temos algumas falhas, porém podemos resolver isso. Quando aprendemos algo novo, se não colocarmos isso em prática, ou não voltarmos a ter contato com o que acabamos de aprender, a tendência é que venhamos a esquecer essa informação. Isso é simples de se entender: o cérebro entende que se algo não é importante para nós, logo, pode ser colocado em segundo plano. Veja abaixo a Curva do esquecimento, para ter uma ideia de como nos lembramos do que aprendemos.

curva-do-esquecimento

Se você não entendeu o gráfico, resumindo em poucas palavras, quanto mais tempo se passa a partir do momento que você aprendeu algo, mais chances você tem de esquecer aquilo. A melhor maneira de evitar que isso aconteça é revisando ou “treinando” o que você aprendeu, sempre com intervalos de alguns dias entre uma revisão e outra. É aí que entra o Anki, que é um programa de computador que vai lhe ajudar a revisar/treinar tudo aquilo que você estuda. Primeiramente, vamos aprender passo a passo como você pode baixar e instalar o Anki.

Como baixar e instalar o Anki

1 – Primeiro vá até o site do anki para fazer o download do instalador neste link: http://ankisrs.net/

2 – Ao abrir o site, na página inicial você verá o botão “Download” clique nele.

anki-01

3 – Após clicar, você será redirecionando para a página abaixo, escolha então o seu sistema operacional, no meu caso é o Windows, e clique então em “Download Anki for Windows”.

Anki - 02

Após baixar o programa, vá até a pasta para onde ele foi baixado (por padrão será a pasta Downloads, mas pode variar dependendo de cada computador). Execute o instalador, e siga os passos abaixo.

1- Quando você executar o instalador, a janela abaixo aparecerá, apenas clique “Install”.

instal-01

2 – O progresso da instalação iniciará, aguarde o término.

instal-02

 3 – Quando terminar o processo, clique “Close”.

instal-03

4 – Pronto, o Anki já foi instalado.

Okay, agora que o Anki foi instalado, vamos entender o conceito do estudo…

Como estudar usando o Anki

O Anki é um programa SRS (Spaced Repetition System), ou seja, um sistema de repetição espaçada. Para usar isso ao seu favor, você precisará alimentar o Anki com conteúdo, no nosso caso, inglês.

Imagine que você está navegando no Facebook, ou lendo um dos posts aqui do blog, ou seja lá o que for em inglês, uma expressão, uma gíria, uma frase pronta, algo que você ainda não conhece. Normalmente você anotaria isso em um caderno ou algo do tipo. Porém se você simplesmente anotar e deixar pra lá, provavelmente vai esquecer. Porém agora você pode copiar essa frase e o seu significado, e colocar tudo isso no Anki, que, assim como o próprio nome do sistema já diz (sistema de repetição espaçada), de tempos em tempos, em períodos calculados pelo programa ele irá repetir (mostrar) essa frase para você.

Esse cálculo que ele faz se baseia na classificação que você dá para a frase estudada. Assim, quando estiver prestes a esquecer uma determinada frase, você verá novamente aquela frase. A repetição das frases que você coletar fará com que você as aprenda de uma vez por todas, e o mais importante, todos os dias você estará tendo contato com o idioma. Vou te dar um exemplo prático.

Usando o Anki na prática…

Quando você abrir o Anki pela primeira vez, essa será a sua tela. Antes de tudo vamos criar uma conta, desse modo você terá sempre o seus Baralhos (decks) e os seus Cards (cartões) salvos no servidor do programa, e futuramente também poderá baixar o aplicativo para o seu Smartphone, fazer a sincronização e manter seu progresso também através do Smartphone. Para isso, clique no botão circulado de vermelho na imagem abaixo.

 Após clicar, um campo para login e senha aparecerá. Como você ainda não tem conta, clique em “registre-se” (sublinhado de azul).

tutorial-02

Depois, você será redirecionado ao site do Anki, onde a tela abaixo aparecerá. Clique em “Sign Up”, onde está circulado de vermelho.

tutorial-03

Agora, coloque o seu e-mail no campo “Your Email” e coloque uma senha de sua preferência no campo “New Password”. Depois clique no botão verde “Sign Up”.

turorial-04

Depois isso, basta confirmar o e-mail e a senha.

tutorial-05

Pronto, conta criada. Pode fechar o navegador e voltar para o Anki. Novamente na tela de login, coloque o e-mail que você usou para criar a conta no campo “Usuário AnkiWeb” e a senha no campo correspondente. Clique “OK” e pronto, agora você está conectado com sua conta, e toda vez que terminar de estudar e clicar em fechar, o Anki vai sincronizar automaticamente o seu progresso com o servidor, o que permitirá usar/estudar o Anki a partir de qualquer lugar que tenha Internet, via Smartphone (através de aplicativos) e, principalmente, evitará que você perca seus decks/cards caso seu PC exploda, pegue fogo, etc.

tutorial-02

Vamos agora criar um baralho (deck), onde você vai colocar as suas frases. Para isso, clique em Criar Baralho, e depois coloque o nome desejado, eu coloquei nesse exemplo “Frases Coletadas na Net”, você pode colocar o que você quiser.

tutorial-09

Depois de criado o baralho, basta clicar em cima do nome dele na tela inicial e depois em “Adicionar” para adicionar uma frase nova.

tutorial-12

É agora que você começará de fato a usar o Anki na prática! Vamos supor que você esteja navegando na Internet e encontre uma palavra, expressão, ou estrutura que não conheça, como por exemplo “Give Back”. Agora o que você deve fazer é copiar a frase em que a estrutura está, e não somente a palavra solta. Por exemplo: “Give Back” no meu exemplo estava dentro desta frase: “Do not forget to give back your doorkey when you leave the hotel”. Agora, como eu já ensinei, acesse o seu baralho, clique em Adicionar, e copie a frase em inglês no campo “Frente” e a tradução dessa frases (ou uma explicação do que você não sabe) no campo “Verso”.

tutorial-13

Pronto, é isso. Faça isso com toda palavra, expressão ou estrutura que achar que você ainda não conhece. Mas lembre-se, sempre insira frasesjamais palavras soltas. Frases tem contexto, são inglês “de verdade”. Ao aprender uma frase, você aprender o que não sabe, revisa o que já sabe, e “de bônus”, aprende a gramática da frase de forma natural (sem estudar a gramática). Se você quiser, também pode usar as ferramentas de edição acima do campo “Frente” para sublinhar, negritar ou mudar a cor da parte/palavra/expressão que não sabe na frase.

Depois de ter adicionado várias frases, vamos ver agora como estudá-las.

Volte a tela principal do Anki, você vai ver que depois que você adicionou os Cards (Cartões), a quantidade dos cartões que você tem que estudar aparecerá em azul. Na imagem abaixo você pode ver o número 7 em azul, que é o número de cartões novos, que você tem que estudar. Por padrão, o Anki disponibiliza 20 cartões novos por dia para estudo, independente de quantos você adicionar. O número padrão é ótimo, pois, quando você tiver que revisar os cartões que já estudou, o número de cards a estudar diariamente não será tão grande. Agora clique no nome do seu baralho (No meu caso é “Frases Coletadas na Net”) e vamos estudar!

tutorial-15

Ao clicar no baralho você verá esta tela. Selecione, “Estudar agora”.

tutorial-14

O primeiro card aparece. Veja a frase que adicionamos. Agora você deve ver a frase e tentar lembrar o que ela significa (não a tradução exata, mas sim o sentido da frase). Depois de lembrar ou não do sentido da frase, clique em “Mostrar Resposta”.

tutorial-16

Agora o Anki mostra para você a resposta. Se você acertou, identifique se foi “bom” ou “fácil”, se errou, marque “errei”. Lembre-se de que você não precisa lembrar da tradução exata, você precisa entender o sentido da frase e então olhar a resposta e ver se a tradução/resposta confirma ou não o sentido que você pensou. Com base na sua resposta, o Anki vai calcular quando deve lhe mostrar novamente a frase. A partir daí, continue estudando o resto dos cards no seu baralho.

tutorial-17

Quando você terminar de estudar, aparecerá esta tela abaixo. Pronto você terminou por hoje. Clique para fechar o Anki, ele mostrará uma tela de sincronização, é só esperar terminar e pronto. Todos os dias você deve abrir o Anki e estudar, ele automaticamente vai ditar as regras e mostrar os cards  certos para você estudar/revisar. Lembre-se, você deve abrir o Anki todos os dias, ele não avisa automaticamente, nem mesmo no aplicativo para Smartphones.

tutorial-18

Bom, agora que você já entendeu o conceito e como usá-lo, vamos dar uma olhadinha rápida no aplicativo do Anki para android, o Ankidroid.

Primeiro vá até a playstore e instale o Ankidroid, você pode acessar neste link: Ankidroid. Depois de instalado, abra o Anki, você verá a tela como no Anki para PC. Depois disso, clique no botão de sincronização circulado de vermelho. Depois aparecerão duas opções, “Cancelar” e “Logar”, escolha “Logar”. Pronto, agora é só colocar o seu e-mail e senha e apertar “Logar”. Agora basta esperar a sincronização ser feita. Pronto, agora você pode estudar pelo PC ou pelo Celular, e tudo que “acontecer” em um dos Anki será automaticamente  refletido no outro através da sincronização!

tutorial-19

Bom pessoal, isso é tudo. Façam bom uso desta incrível ferramenta. Sempre que ver um post novo no blog com alguma curiosidade que você gostaria de aprender, coloque (as frases) no Anki. O Anki também possui outros recursos mais avançados, porém os que eu ensinei neste post já é suficiente para um estudo super efetivo.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit