Home Dicas para aprender inglês Aprendendo a falhar em inglês

Aprendendo a falhar em inglês

3898

Hoje, eu vou falar um pouco sobre como aprender a falhar em inglês.

Aprendendo a não aprender:

E isso acontece quando você está frequentando as escolas tradicionais de idiomas, eu não quero generalizar, mas, basicamente, nesse ambiente você está aprendendo a não aprender. E eu digo isso porque os métodos e as escolas tradicionais estão focados em coisas não efetivas e artificiais, que não dão o resultado esperado.

Nessas escolas, você vai ter aprender a gramática, por exemplo. Cada capítulo do seu livro é baseado em um tópico gramatical, ou seja, você não está aprendendo o inglês, mas, a gramática do inglês. E quando você foca seus estudos na gramática, não consegue ter um resultado efetivo. Até pode ter um resultado, mas, muito lento e que exigirá anos de estudo.

Provas não te ajudam a aprender!

Além disso, as escolas adoram dar provas, exercícios e trabalhos para categorizar os alunos em iniciantes, intermediários, avançados, etc. Mas, nada disso contribui para seu aprendizado. Na verdade, escola de inglês não precisa ter provas, eu até gravei um vídeo explicando como a prova não serve para nada no aprendizado de idiomas.

Quando tem uma prova, você estuda o conteúdo para passar na prova e duas semanas depois não se lembra absolutamente de nada. E existem outras várias coisas que a gente faz na escola de inglês que significam apenas aprender a desaprender o inglês. Você está aprendendo a falhar, simplesmente, a não ter resultado nenhum.

Normalmente, o professor lhe passa algumas regras gramaticais e pede que você pratique com o colega do lado. Então, você fica falando com uma pessoa que sabe tão pouco de inglês quanto você. Não há evolução, você vai aprender o que ele disser de errado e vice-versa. Você só vai aprender se praticar com o seu professor ou com alguém que seja fluente.

Inclusive tem um grande amigo meu que diz que a melhor coisa para aprender inglês quando se está nos Estados Unidos é não participar de um curso de inglês lá. Porque nesse curso, estarão várias pessoas que também não sabem o idioma. Você acha que vai aprender inglês? Não. Mas, se você for para os EUA e entrar em um curso de fotografia ou qualquer outro assunto com americanos, você vai estar dentro de um ambiente totalmente em inglês o dia inteiro. Então, você vai precisar se comunicar e melhorar as suas habilidades.

Moral da história:

As escolas tradicionais acabam fazendo com que você desaprenda o inglês ou lhe repassam um método não eficiente de aprendizado. Desta forma, é sua responsabilidade buscar métodos e técnicas mais eficientes. Por isso, existem milhões de opções na internet diferentes das escolas que vão apenas lhe ensinar a desaprender o inglês.