Home Dicas para aprender inglês Os diferentes níveis da compreensão oral

Os diferentes níveis da compreensão oral

6676

Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. Hoje, eu vou falar um pouco sobre quais são os diferentes níveis de compreensão oral. Eu já falei sobre diversos assuntos, mas, nunca falei a respeito disso e nem sei bem direito o porque. Mas, é o seguinte: diferentes níveis de entender o inglês falado no seu listening.

Diferentes níves de compreensão do inglês.

Muita gente acha que o inglês se resume em: eu entendo ou eu não entendo o inglês. Mas, não é bem assim. A sua capacidade de entendimento tem diversos níveis e o seu objetivo como estudante é transitar de um nível para o outro.

Quando você começa a estudar inglês com textos e áudios, que é o que eu sempre recomendo, e tem facilidade em compreender esse conteúdo pode achar que está mandando muito bem. Mas, quando pega um áudio que nunca escutou, você pode não entender muito bem. Ou seja, você ainda está no nível de entender somente os seus materiais de estudo. Aos poucos, você vai praticando e evoluindo para o nível de compreender materiais que ainda não estudou. Então, a sua capacidade de compreensão evolui.

Após um tempo, você vai querer migrar para os seriados em inglês. Mas, você vai perceber que as séries são mais difíceis, tem muitas pessoas falando e podem haver outros ruídos no vídeo. Depois, você vai querer assistir um filme em inglês, que já é um estagio acima. Então, cada conteúdo que você consome em inglês tem um nível diferente. Em geral, o filme tende a ser mais difícil que o seriado.

Basicamente, seriados, palestras e vídeos no Youtube estão em um nível intermediário e eu acho que os filmes são ainda mais difíceis. Mesmo que não dê para gente categorizar, os filmes tem diferentes níveis.

Treine e evolua!

Em resumo, a compreensão oral é praticamente uma escadinha. E não é porque você não entende um filme em inglês que você não entende inglês. Você só está um nível abaixo e precisa ir treinando. É igual a um esporte, ir treinando para evoluir aos esportes. Eu mesmo ainda estou praticando, afinal sempre existem novas coisas para aprender. Então trabalhe todos os dias e treine muito a sua compreensão oral para que você vá passando de nível em nível.