Home Qual a diferença em inglês? Qual a diferença entre Do e Does?

Qual a diferença entre Do e Does?

259841
15

Para entender a pergunta do título do post, é necessário que saibamos que do e does são verbos auxiliares. Mas o que são verbos auxiliares? São verbos que ajudam o verbo principal da frase a ficar em outros tempos verbais, na forma negativa, a fazer perguntas, etc. Isso quer dizer que verbos auxiliares sempre precisam estar acompanhados de outro verbo, pois não tem sentido sozinhos.

Do e does são usados quando queremos fazer uma pergunta usando a maioria dos verbos em inglês, exceto o verb to be e outros verbos auxiliares. Além disso, usamos cada um de acordo com o sujeito da frase.

Antes de vermos na prática como usar esses verbos auxiliares, lembre-se de ler nosso post completo sobre o Anki, uma ferramenta de repetição espaçada que indicamos para todos os estudantes de inglês e que pode potencializar muito o quando você consegue reter do conteúdo estudado. Vamos começar pelo do, que é utilizado quando o sujeito é I, you, we, ou they. Veja:

Frase afirmativa, que não precisa de verbo auxiliar:

I know you.
Eu conheço você.

Frase interrogativa, que precisa do verbo auxiliar:

Do I know you?
Eu conheço você?

Viu como é fácil? Basta colocar o auxiliar do na frente de uma sentença afirmativa para que ela se torne interrogativa. Veja mais exemplos:

You come from England.
Você vem da Inglaterra.

Do you come from England?
Você vem da Inglaterra? 

We have to cut the grass.
Nós temos que cortar a grama.

Do we have to cut the grass?
Nós temos que cortar a grama? 

They want to come with us.
Eles querem vir conosco.

Do they want to come with us?
Eles querem vir conosco?

Ficou claro como utilizar o verbo auxiliar do em uma frase para fazermos uma pergunta? Então vamos ao verbo auxiliar does, que é usado quando o sujeito da frase é he, she ou it. É muito importante lembrar que quando temos frases na afirmativa com he, she e it, o verbo precisa ter, obrigatoriamente, um “s” no final. Veja:

He works with you.
Ele trabalha com você. 

She has a car.
Ela tem um carro. 

It snows in winter.
Neva no inverno. 

Para fazermos uma pergunta, colocamos o auxiliar does na frente da frase (antes) e precisamos tirar o “s” do verbo, pois ele já está no auxiliar. Veja: 

Does he work with you?
Ele trabalha com você? 

Does she have a car?
Ela tem um carro?

Does it snow in winter?
Neva no inverno? 

Bem, agora que falamos sobre o do e does, acho que deu para perceber a diferença entre esses dois verbos auxiliares, não é? Usamos do para fazermos perguntas com I, you, we, ou they e does quando os sujeitos são he, she ou it.

Mas e se quisermos colocar uma frase que está na afirmativa, na sua forma negativa? Também usamos os mesmos auxiliares, do e does, juntamente com a partícula not – do not e does not – que são usados geralmente na forma contraída don’t e doesn’t. Basta pegar uma frase na afirmativa e colocar o don’t e o doesn’t logo antes do verbo principal, que ver? Lembrando que em frases onde há he, she ou it, precisamos mudar o verbo, tirando o “s” dele quando usamos o auxiliar does:

I like sports.
Eu gosto de esportes.

I don’t like sports.
Eu não gosto de esportes. 

He likes sports.
Ele gosta de esportes.

He doesn’t like sports.
Ele não gosta de esportes.

Vamos recapitular o post com alguns exemplos de frases na forma afirmativa, negativa e interrogativa:

You speak English.
Você fala inglês.

Do you speak English?
Você fala inglês?

You don’t speak English.
Você não fala inglês.

She loves foreign languages.
Ela ama línguas estrangeiras.

Does she love foreign languages?
Ela ama línguas estrangeiras?

She doesn’t love foreign languages.
Ela não ama línguas estrangeiras.

O post de hoje contém uma base muito importante para o estudo do inglês, pois explica detalhadamente e com muitos exemplos como montar frases no presente em inglês, especialmente com do e does. Por isso, é importante que você o entenda e o estude, para que tudo o que foi passado fique claro para você. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, comente abaixo e compartilhe o post com outros estudantes de inglês, para que eles também tenham acesso a esse rico material.

Conteúdo grátis

BAIXE O MATERIAL DO POST(PDF+MP3) PARA ESTUDAR QUANDO E COMO QUISER.