Home Dicas para aprender inglês Aprender Inglês é Igual Construir Uma Casa de Tijolos

Aprender Inglês é Igual Construir Uma Casa de Tijolos

2910

Olá pessoal, hoje eu gostaria de falar um pouco sobre o seguinte assunto: aprender inglês é igual construir uma casa de tijolos! Mas o que exatamente eu quero dizer com isso? Bom, é o seguinte… se você me conhece, sabe que eu sempre recomendo que você estude inglês através de textos e frases, no começo textos mais curtos, e então com o tempo textos mais longos. Ao estudar dessa maneira, todo aluno acaba cedo ou tarde me perguntando: mas Mairo, quando eu vou conseguir entender tudo, quando vou conseguir falar, quando ficarei fluente em inglês? Eu já estudei 10 textos em inglês e entendo esses 10 textos, mas quando coloco um filme em inglês não entendo quase nada!

Essa é uma pergunta muito comum, e se a compararmos com a construção de uma casa, por exemplo, cada texto ou frase estudado seria como um tijolo usada na construção. Você coloca um tijolo, outro tijolo, mais um tijolo, daqui a pouco tem uma parede, porém sua mente está sempre focada na casa pronta e não nos tijolos. E no inglês é a mesma coisa: é muito fácil você cair na “armadilha” de pensar somente na “casa”, ou seja na fluência, e começar a se comparar com pessoas que estão alguns anos à sua frente em termos de estudo, pessoas que estão com a “casa pronta”.

Porém para ter sucesso é necessário que você esqueça um pouco da casa e foque nos tijolos, ou seja, que você esqueça um pouco da tão sonhada fluência e foque no estudo de dia, cada texto, cada frase. Você pode (e deve) ter como objetivo a fluência, porém se você só pensar nela o tempo todo, isso acabará atrapalhando seus objetivos menores e você não conseguirá estudar dia após dia de forma eficiente.

Você precisa entender que aos poucos os tijolos formam paredes, que depois formam quartos, que depois formam a casa toda. No inglês é igualzinho: aos poucos os textos e frases estudados vão sendo absorvidos pelo seu cérebro, outros textos e frases ficam mais fáceis, depois conteúdos diversos como vídeos, livros, seriados, etc. começam e ficar fáceis e quando menos espera você está entendendo praticamente tudo e nesse ponto começa naturalmente a falar inglês!

Para terminar, só gostaria de falar um pouco sobre que tipo de comparação você deve fazer ao estudar inglês. Primeiramente, jamais se compare com outras pessoas! Cada pessoa tem uma vida e condições de aprendizado diferente. Na maioria das vezes só enxergamos os resultados das outras pessoas, sendo que é muito difícil saber o que existe por trás desses resultados. Você deve se comparar somente de uma maneira: com você mesmo e olhando para trás, ou seja, olhe 1 mês para trás, por exemplo, e veja se você melhorou ou não, se evoluiu neste último mês. Se a resposta for sim, isso quer dizer que muito provavelmente você está no caminho certo!

Um grande abraço e até o próximo post! Como sempre, se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar, deixar um comentário e assinar nosso blog usando o formulário aqui embaixo.

Aulas e materiais de estudo gratuitos!

Quer receber materiais gratuitos para estudar inglês toda semana? Basta informar seu e-mail abaixo:

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit