Home Dicas para aprender inglês O CAMINHO ATÉ A FLUÊNCIA NO INGLÊS

O CAMINHO ATÉ A FLUÊNCIA NO INGLÊS

11478
3

Olá, pessoal! Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. E hoje, eu vou falar sobre o caminho até a fluência no inglês. E hoje não teremos nenhum corte, edição e será apenas eu falando para todos vocês.

E eu resolvi fazer esse vídeo porque eu recebi o recado de muitas pessoas que desejam treinar a sua conversação em inglês. A conversação é só uma parte do inglês, parte da jornada até a fluência. O idioma tem várias coisas. Mas, se a gente definir uma rota de estudos em inglês, como ela seria?

Primeiro passo: leitura

Quando você começa a estudar inglês, a primeira coisa que deve ser aprendida é leitura. Se você não lê bem em inglês não é hora ainda de praticar a conversação. Então, a primeira coisa é dominar a leitura. Uma vez que ja está dominando a leitura através da conquista de vocabulário, a próxima etapa seria dominar a compreensão oral. Ou seja, entender o inglês falado.

Segundo passo: compreensão oral

E quem me segue sabe que eu falo disso o tempo, pois a compreensão oral é a habilidade mais importante e a base de tudo. Mas também é a habilidade dá mais trabalho e demora muito mais do que fala. Por isso, treine incessantemente durante meses a sua capacidade de compreensão oral.

Terceiro passo: conversação

Depois que já se consegue ler em inglês e entende o inglês falado sem muito problema, a partir dai, está na hora de praticar a sua fala em inglês. Mas, só depois de tudo isso? Porque vai ficar muito fácil, uma vez que já tem a base do idioma que está implantado no seu cérebro.

Você sabe como funciona o inglês agora é só praticar o idioma. Senão tiver, vai ficar muito mais difícil praticar a sua fala. Por isso, tem gente que faz a aula de conversação o ano inteiro e não se solta nunca. Porém, o problema não está na pessoa, mas na sua base porque falta o vocabulário e a compreensão oral.

Quarto passo: escrita

A partir daí, você pode ir para a habilidade que exige mais requinte em qualquer idioma: a escrita. Praticar a escrita não é difícil, mas exige que você leia muito e escrever muito. Então, todo dia terá que ler uma tonelada e escrever um pouco. Basicamente, você vai ler 10 páginas para escrever uma.

Só que alguém vai ter que corrigir o que você escrever, dar um feedback das coisas que errou e seguir neste ciclo. Essa atividade não é difícil, mas exige um pouco mais de requinte como em português. E estudar gramática ajuda? Ajuda um pouco, da mesma maneira que ajudou a aprender o português. Mas, a leitura é à base de tudo.

Jornada até a fluência

Procure seguir essa jornada nos seus estudos. Não quer dizer que você deve isolar completamente tudo, você pode intercalar alguns exercícios e praticar. Mas, na medida do possível siga essa ordem. Não tente ir lá para a conversação quando ainda não entende um livro ou não tente começar a escrever quando ainda está no começo de seus estudos. Vai ser inefetivo. Por isso, espero que vocês apliquem essa técnica que eu passei nos estudos de vocês.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit