Home Dicas para aprender inglês Como não travar na hora de falar inglês?

Como não travar na hora de falar inglês?

5601

Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. E hoje, eu vou falar um pouco sobre como não travar na hora de falar inglês. Isso é algo muito normal. Você vai fala e dá um branco, você trava e parece que esqueceu de tudo. Você sabe inglês, mas, quer aprender a como não travar? Então, a situação é muito simples.

A primeira coisa que eu quero dizer é o seguinte: eu sou professor de inglês, sou fluente, mas, às vezes, até eu mesmo travo no momento de falar. Inglês é igual a um ferro-velho, você enferruja, perde a manha do negócio se não praticar. E eu não pratico muito o inglês, eu moro no Brasil, não falo muito e quando tenho que colocar em pratica preciso de um tempo para “desenferrujar”.

Esteja sempre preparado!

A grande sacada para não travar é estar sempre preparado. Digamos que no seu cérebro, existe uma chave do “aprendizado do inglês” e quando você fica mais de uma semana sem contato nenhum com o idioma, essa chave se desliga. E no momento de falar, você trava. Isso é normal. Mas para evitar isso, você precisa manter essa “chave sempre ligada”. E como você faz para garantir isso? Tendo contato constante com o idioma e praticando regularmente.

Eu acredito que a minha chave esteja ligada, porque todo o dia, eu estou lendo um livro em inglês, vendo algum vídeo em inglês e escutando algum podcast em inglês. E você também precisa fazer isso. Se você não tiver contato regular, você vai travar muito. Se você tiver contato todo dia com o idioma, até pode travar um pouco na hora de falar, mas, vai conseguir se comunicar em inglês.

Agora, para evitar qualquer problema, você precisa escutar diariamente conteúdo em inglês e praticar também a sua fala algumas vezes por semana. A partir dai, você consegue manter o seu inglês em alto nível e praticamente descartar a possibilidade de travar.

E quem está começando pode até falar que quase não sabe e nem fala inglês. Isso depende muito do seu nível de aprendizado. Se você é iniciante vai travar um pouco mais, se já está no nível intermediário vai sofrer um pouco menos. Mas, no geral, é questão de sempre estar preparado, consumindo e absorvendo inglês para na hora evitar esse problema de travar. É igual a um esportista, alguém que pratica tênis. Se ficar um tempo sem treinar, quando for entrar em quadra vai se sentir um pouco enferrujado. E se você nunca pratica o seu inglês, não faz um estudo regular, quando usar o idioma vai estar enferrujado.

Então, se mantenha preparado, mantenha a sua “chave ligada”, fique em contato constante com o inglês, escute todo dia e quando puder também pratique a fala. Isso não significa que essa sensação de travar vai sumir de vez, mas, você pode diminuir se seguir essas dicas.