Home Estruturas do inglês Estruturas do Inglês: Conjunção For

Estruturas do Inglês: Conjunção For

2875
0
Estruturas do Inglês: Conjunção For

Traição ninguém merece. Você acha que conhece; confia e conta com essa amizade. E aí um belo (ou não tão belo) dia, por puro acaso, vem o golpe: você descobre que a dita cuja é uma falsa de duas caras. E como isso dói. Pois sabe que foi o que aconteceu comigo com a palavra oversee? Conhecida de longa data, tínhamos um relacionamento ótimo: eu sabia que ela significa “supervisionar”, e por muito tempo foi assim que a tratei. Até descobrir que pelas minhas costas, ela anda por aí significando também praticamente o contrário: “negligenciar”. Você acredita? Então, é para evitar que você viva essa situação traumática (juro que ainda não me recuperei) que vou apresentá-lo a dois significados menos conhecidos da palavra for.

Você sem dúvida alguma a conhece como preposição, com os significados de “para” e “por”. I brought this for you. I didn’t wait for long.

O que contudo você talvez não saiba é que ela é também pode significar “pois”, “porque”. (Para os fãs de gramática: é uma conjunção coordenativa explicativa; ela introduz uma frase que explica o porquê da frase precedente.) Talvez você não a veja usada assim no dia-a-dia; mas em trabalhos acadêmicos e textos literários sem dúvida a verá, em frases como por exemplo: We shall win, for fortune is with us. “Venceremos, pois a sorte está conosco”.

Mas como se essa história de bancar pois não bastasse, for tem ainda outra surpresa: ela pode significar “apesar de”. (Conjunção subordinativa concessiva, para os gramáticos de plantão.) Sério. Respira fundo. Pronto?

Em geral, nesses casos for vem junto com all. For all his courage, he received no recognition. “Apesar de sua coragem, ele não recebeu reconhecimento”. O poeta escocês Robert Burns escreveu um poema muito famoso chamado A Man is A Man For All That. “Um homem é um homem apesar de tudo isso”. E olha, se alguém vier lhe dizer que não se usa for como apesar de hoje em dia, pode dizer que se usa, sim. O renomado cineasta irlandês Kenneth Branagh, em uma entrevista sobre seu filme Cinderella, diz que “Lily James and Richard Madden, for all their youth, are great actors”. Ponto final.

Então, for pode significar “pois” e “apesar de”. Vamos ver alguns exemplos?

1For, “porque”, “pois”.

I told her to leave, for I was very tired.
Eu disse a ela que fosse embora, porque eu estava muito cansado.

We shall win, for fortune is with us.
Venceremos, porque a fortuna está conosco.

I trust him, for he is like a brother to me.
Eu confio nele, porque ele é como um irmão para mim.

She began to grow nervous, for he had promised to meet her at dawn.
Ela começou a ficar nervosa, pois ele havia prometido encontrá-la ao amanhecer.

2For, “apesar de”. Note que a construção mais comum é for all that (“apesar disso tudo”).

She sacrificed many nights to study for the exam, but for all that she still failed.
Ela sacrificou muitas noites para estudar para o exame, mas apesar disso tudo ela ainda falhou.

He was a nice man for all that.
Ele era um homem bom, apesar disso tudo.

We drove like bats out of hell to get there on time, but for all that hurrying, we were still too late to board the plane.
Dirigimos feito loucos para chegar lá a tempo, mas apesar de toda essa pressa, ainda chegamos tarde demais para embarcar no avião.
(Sim, like bats out of hell equivale ao nosso “feito louco” quando se referindo a velocidade. Peculiaridades do inglês.)

For all his faults, I rather liked him.
Apesar de todos os seus defeitos, eu gostava bastante dele.

Lily James and Richard Madden, for all their youth, are great actors.
Lily James e Richard Madden, apesar de sua juventude, são ótimos atores.

For all his large size, he moves gracefully.
Apesar do seu tamanho grande, ele se move com graça.

Agora, use o Anki para fixar na memória esses significados de for que você acaba de aprender. Dessa forma, essa palavrinha polivalente nunca vai surpreendê-lo. Até a próxima 🙂

Conteúdo grátis

BAIXE O MATERIAL DO POST(PDF+MP3) PARA ESTUDAR QUANDO E COMO QUISER.