Home Dicas para aprender inglês Os 4 estágios do listening…

Os 4 estágios do listening…

17351
23

 Olá, pessoal! Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. E hoje eu vou falar de um assunto muito importante: os quatro estágios do desenvolvimento do listening.

Cada língua tem quatro habilidades: você escreve, você entende, você lê e você fala. Destas quatro habilidades, a maioria das escolas e métodos se para aprender um idioma. Eu defendo nos meus vídeos e nos meus cursos que você desenvolva o seu listening, ou seja, a sua capacidade de entender o idioma. Uma vez que você desenvolve a capacidade de entender, as outras três habilidades melhoram rapidamente.

Quando você se foca na compreensão oral, trabalhando diariamente, vai percorrer quatro estágios. E saber esses quatro estágios é muito bom para que você saiba onde está e o que vai enfrentar na sequencia.

1º estágio: Gibberish (barulho)

 Quando você escuta alguém falando alguma coisa e nem entende nada, não passa de um ruído. É o primeiro estágio. Você começa a estudar e tempo depois já começa a captar algumas palavras. Não é mais um ruído, já que consegue entender algumas palavras soltas. Você está no estágio dois.

2º estágio

 O estágio dois é bastante rápido. Com um pouco de estudo a mais, você já se encaminha para o estágio 3.

3º estágio

 A maioria das pessoas passa alguns bons meses neste estágio três e se você é preguiçoso pode ficar até alguns anos. Mas, o normal é ficar alguns meses neste nível. Você não capta apenas palavras, mas passa a entender frases. Às vezes não entende a frase inteira, mas consegue entender algumas partes. E esse é um estágio crucial. Eu que estou estudando francês, estou neste estágio. Vou pegando algumas frases e é superlegal, porque você se sente feliz em entender algumas partes.

Mas, este é o estágio que você vai ficar mais tempo e é importante saber disso, afinal tem muita gente que desiste. A pessoa estuda três meses de inglês, entende as frases, mas desiste porque não está fluente. Você deve persistir se está neste estágio. Continue estudando e fazendo listening todos os dias, pelo menos, uma hora por dia sete dias por semana.

4º estágio

 E ai, se você não desistir chegará ao estágio 4, o mais legal de todos. Nesta fase, você inverte as coisas. Ao invés de ficar procurando as frases que sabe, você começa a procurar as frases que não sabe. Você estuda essas coisas e começa a virar uma bola de neve, já que você começa a consumir textos, podcasts, seriados, filmes, etc.

Persista rumo a fluência!

 Antes de finalizar é preciso destacar dois pontos importantes: identificar onde você está e se preparar para o próximo estágio. O outro fator é entender que a evolução dentro dos outros idiomas não é altamente perceptível.

Então, quando você estiver no estágio três e pode acontecer de fazer a compreensão oral todos os dias e não perceber a sua mudança. Até que um dia, você entra em um site em inglês e consegue ler tudo. Você percebe que está entendendo. Mas, como você não percebe esse desenvolvimento, muita gente desiste.

Então, siga em frente. Você pode não perceber a evolução, mas mudança de estágio vai vir. A recompensa vai chegar. Como eu sempre digo: progresso é melhor que perfeição, foque nos estudos e no listening que eventualmente você ficará fluente no idioma.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit