Home Dicas para aprender inglês Por que prova de inglês é inútil

Por que prova de inglês é inútil

2881

Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. E hoje, eu vou falar um pouco sobre porque prova de inglês é inútil. Basicamente, uma prova não avalia as habilidades que são necessárias na vida real, quando você realmente precisa se comunicar em inglês.

Inglês real x Inglês artificial

Quando você vai fazer uma prova encontrará diversos exercícios artificiais, coisas que na vida real você não faz. Por exemplo: pense no português quando você diz uma frase no passado “estudei ontem”, isso já é automático, já está na ponta da sua língua. Você não pensa nas regras e fala. Não é assim que funciona. E a prova vai verificar se você sabe as regras que contemplam a gramática do inglês. Além disso, esses exercícios nem contribuem de maneira indireta para quando você vai falar inglês. É tudo muito artificial.

E eu ficava irritado na faculdade quando precisava fazer uma prova de “listening”. O professor dava um áudio de 2min30 com um milhão de informações e eu entendia tudo, mas, não conseguia lembrar a informação que foi repassada no 1min17 daquele áudio. Era muita coisa para lembrar, por isso, eu me dava mal nas provas! E eu dizia ao professor que era injusto, porque se fosse preciso eu conseguiria transcrever palavra por palavra daquele áudio. E isso também era muito artificial e não estava avaliando se eu estava aprendendo ou não inglês.

Então, as atividades que você faz em uma prova não servem para a vida real e não contribuem para melhorar o seu inglês. Então, se você está em um cursinho de inglês ou em algum lugar com prova de inglês, faça para passar no curso e pronto. Agora, se não for obrigado, não faça. Não adianta nada. Você deve procurar fazer outras atividades que ajudam diretamente e indiretamente no seu aprendizado de inglês.