Home Dicas para aprender inglês Ambiente de tensão x ambiente de relaxamento para aprender inglês

Ambiente de tensão x ambiente de relaxamento para aprender inglês

2336

Hoje, eu vou falar um pouco sobre a diferença entre ambiente de tensão e ambiente de relaxamento para o aprendizado de inglês.

Quando você está em um ambiente com alta ansiedade, está muito nervoso, isso faz com que o seu nível para inglês e outros idiomas estrangeiros caia bastante.

Mas, o que é um ambiente de tensão?

Um exemplo clássico é a sala de aula. Você está em uma sala com pessoas que sabem muito mais do que você, tem um professor que fala inglês e exige que você fale inglês. Mas, você não quer falar, fica tenso e parece que todas as pessoas da sala estão olhando e lhe julgando. Então, a sua ansiedade aumenta e você trava. E esse é um exemplo de ambiente de tensão, algo destrutivo para o seu aprendizado. É por isso que muitas pessoas tem trauma de inglês, porque toda vez que vão para a aula, a sala se torna um ambiente de tensão e isso vai matando o aprendizado.

Por mais que o aluno queira aprender, essa tensão torna o tempo dele ali não efetivo. Você tem que evitar ao máximo essas tensões. Afinal, cada vez que isso acontece e você fica nervoso, isso compromete o seu aprendizado de inglês. Então, evite ao máximo isso.

E o ambiente de relaxamento, o que é?

O contrário do ambiente de tensão é o ambiente de relaxamento, quando você está totalmente de boa e a vontade. O melhor exemplo disso é quando você dá de cara com um falante nativo de inglês e não tem mais ninguém em volta. Você não sente vergonha do americano, consegue se comunicar e ele também dá continuidade a essa conversa tranquilamente. E tudo é muito lindo. Não tem ninguém olhando, não tem ninguém lhe julgando e a sua ansiedade fica lá embaixo.

O que acontece nesse tipo de ambiente?

Alto nível de aprendizado. Por isso, que quando os meus alunos vão fazer uma aula pratica com um professor nativo pelo skype, eu sempre falo: se tranca em um quarto, não deixa ninguém entrar e deixe tudo apenas entre entre você e o falante nativo. Porque dai a pressão vai lá embaixo e o aprendizado é potencializado.

Mas, voltando para a moral da história: minimize os ambientes e as situações de tensão no seu aprendizado e maximize os ambientes e as situações de relaxamento. Se você fizer isso vai ter resultados muito melhores no seu aprendizado de inglês ou de qualquer outro idioma.

Aulas e materiais de estudo gratuitos!

Quer receber materiais gratuitos para estudar inglês toda semana? Basta informar seu e-mail abaixo:

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit