Home Dicas para aprender inglês Como aprender a escrever em inglês?

Como aprender a escrever em inglês?

16148
1

O Mateus Mendes me enviou uma dúvida sobre como aprender ou melhorar a escrita em inglês. A escrita é a habilidade mais difícil em qualquer idioma, mesmo em português. Só que para aprender a escrever não há muitos mistérios e o processo é, basicamente, o mesmo em todos os idiomas. E não, não é estudando gramática.

O primeiro passo para escrever é ler muito!

A primeira coisa que você vai fazer é ler. Se você não saber ler e já quer começar a escrever em inglês não vai adiantar muito. Você pode até aprender a escrever uma apresentação ou um email padrão em inglês, mas, vai ficar preso nestes formatos. Na verdade, você vai está apenas copiando e não terá aprendido. Por isso, inicialmente, você deve ler ou melhorar muito a sua leitura em inglês. Se você já sabe inglês pegue livros, revistas, sites e leia insanamente em inglês. E caso, você esteja iniciando, comece aos poucos, com textos curtos. Mas, frisando: a leitura é sempre o primeiro passo, a sua base para escrever melhor. É até mesmo do conhecimento popular, do senso comum, que, para melhorar a escrita, você precisa ler muito.

Melhore a sua escrita, escrevendo!

            Porém, isso não é uma formula mágica. Você deve ler constantemente e, aos poucos, ir praticando a sua escrita. E como você faz isso? Bom, você pode escrever artigos, redações, textos curtos e tente fazer isso todos os dias. Mas, tenha a consciência de continuar lendo. E faça isso de maneira muito mais ampla do que a escrita. Por exemplo: não leia cinco páginas e escreva outras cinco. Pelo contrário, leia 50 páginas para escrever apenas uma.

E essa escrita precisa ser corrigida, de preferência, por um professor nativo e você pode encontrar isso em alguns sites, que oferecem a possibilidade de recebem textos para que pessoas nativas corrijam. Mas, enfim, você deve escrever e o texto precisa ser corrigido. Esta é a forma mais adequada para aprender. Além disso, é indicado que você reescreva o texto prestando atenção nos seus erros. Vale lembrar que isso vale para todos os idiomas.

Papel da gramática na escrita em inglês

E onde que entra a gramática neste processo? A gramática vai entrar em alguns pontos, pois, para escrever bem, você deve escrever. Já a gramática vai servir para esclarecer as suas dúvidas e corrigir alguns pequenos detalhes.

Por exemplo: eu escrevia muito mal em português e, em algumas situações, a gramática me ajudou. A gramática é como uma caixa de ferramentas, que está no canto da sua sala. Se você precisar, você apanha uma ferramenta para resolver o problema. É o tipo de opção que você recorre somente quando necessário.

O seu trabalho mesmo é ler, escrever, receber a correção, aprender com os seus erros e continuar com esse ciclo. Então, coloque isso em pratica que com certeza, você vai aprender a escrever ou aprimorar a sua escrita em inglês.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit