Home Dicas para aprender inglês Aprender Inglês Jogando Videogame?

Aprender Inglês Jogando Videogame?

10534
2

Você já pensou em aprender inglês jogando videogame? Pois é justamente sobre isso que vamos falar hoje! Mas antes de começar, deixe eu explicar por que resolvi falar especificamente sobre isso!

Bom, Quando eu era adolescente, jogar videogame foi uma das minhas maiores bases para aprender inglês. E hoje em dia, eu posso categorizar o aprendizado com o uso dos videogames de duas formas diferentes: Uma maneira tradicional, que eu usei, e uma mais moderna, que não estava disponível quando eu era mais novo.

Mas, antes de começar é preciso que eu conte um pouco da minha história só para esclarecer de onde veio essa coisa de jogar vídeo game e aprender inglês. Muitas de vocês vão se identificar com isso. Toda uma geração, aproximadamente na faixa dos 30 anos, aprenderam o inglês pelo e para poder jogar videogame. Na adolescência, eu era bem fanático por jogos de videogame. Comecei com o Atari, passei para o Nintendo, na sequencia o Super Nintendo, PlayStation e assim por diante.

Jogar RPG pode ajudar a desenvolver o seu inglês

Mas, o que fez o meu inglês começar a evoluir foi jogar os games no estilo RPG (Role-playing game), que são aqueles games com histórias longas e complexas onde você encarna um personagem com diversas tarefas. E você precisa compreender esse enredo para ser capaz de concluir as missões e progredir no game.

Na época, eu não tinha quase nenhum conhecimento de inglês e mesmo as falas mais simples, exigiam muito trabalho para serem absorvidas. Mas, quando ficava praticamente impossível avançar no jogo, eu acabava recorrendo ao dicionário de inglês e procurava palavra por palavra para entender o que estava acontecendo na história.

Tem uma história engraçada que aconteceu naquela época comigo e com o meu irmão. Em um certo final de semana nós fomos para a casa da minha avó e lá perto havia uma locadora de jogos, então nos alugamos o game da família Adams. O jogo era em inglês, mas descobrimos que era possível jogar também em francês. Como a minha avó sabia um pouco de francês, nós anotávamos os diálogos do game e levávamos para ela traduzir. Bom, nós nunca chegamos no fim do jogo, mas estou contando isso só para vocês entenderem como era naquela época e terem uma ideia de como podemos aprender com os games.

Era necessário, basicamente, decifrar o jogo, já que a língua estrangeira se transformava em um empecilho para a continuidade no game. No entanto, aos poucos, foi possível começar a desvendar o idioma e aprender algumas palavras e expressões. Sendo que esta é a forma mais tradicional de aprender através destes jogos de RPG, que contam com uma história mais elaborada que exigem um grande envolvimento do jogador. Assim você pode ir aprendendo palavras novas e padrões do idioma enquanto joga, ao ter que traduzir e ler bastante.

Conversar com jogadores de outros países serve para aprimorar o seu inglês

O método mais moderno, que pode ser usado graças as facilidades tecnológicas que temos atualmente, é a possibilidade de jogar online, especialmente, os games em que há a chance de se comunicar com outros jogadores. Existem vários jogos, principalmente para computador, em que você pode usar softwares de comunicação e assim ter a chance de entrar em contato com jogadores de outros países.

Então, se você costuma jogar esses games, por exemplo, o World of Warcraft, que eu também joguei bastante, você sabe que pode entrar em grupos de jogadores de outros países, praticamente do mundo todo, e há a oportunidade de conversar em inglês. E isso abre uma possibilidade real de aprender o inglês em um nível muito alto.

Afinal, aprender inglês em uma sala de aula é completamente diferente de entrar em um chat de voz e trocar informações com pessoas do exterior. Esse contato com outros moradores de outras partes do mundo se torna muito mais proveitoso e bem mais dinâmico. E se você já tem uma base de inglês e tiver a chance de fazer isso, vai levar o seu inglês para um nível bastante alto.

Videogame pode ser seu aliado no estudo do inglês

Caso, você goste de jogar videogame e quer aprender ou melhorar o seu inglês, pode investir nessas possibilidades: jogue RPG, games com história onde é preciso ler e se envolver com o enredo. E se tiver um pouco mais de conhecimento do idioma, pode entrar em um chat de algum jogo online com pessoas de outros países, trocar informações em inglês e até mesmo fazer amizades. Desta forma, você pode até criar vínculos com esses jogadores e conversar em inglês frequentemente sobre algo do seu interesse, como um jogo de videogame.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit