Home Dicas para aprender inglês Como aprender inglês por conta própria?

Como aprender inglês por conta própria?

6647

Olá, pessoal! Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. E hoje, vou falar sobre um tema muito importante: como aprender inglês por conta própria. É possível aprender inglês ou outro idioma sozinho, sem pagar uma escola de idioma ou um professor, mas, é muito difícil, por isso que há quem consegue e quem não tem sucesso. Eu vou passar três dicas para quem quer começar a estudar por conta própria ou quem frequenta um curso, mas, também deseja melhorar o seu nível.

Desenvolver um método de estudo

A primeira coisa que você precisa fazer se deseja aprender inglês ou outro idioma por conta própria é desenvolver um método de estudo. Pode parecer simples, mas, não existe um método perfeito para aprender um idioma. Os poliglotas, pessoas que sabem diversos idiomas, atingem o objetivo de ser fluentes no idioma porque desenvolveram um método particular para isso, afinal, cada pessoa aprende de uma maneira um pouco diferente. E isso ainda é mais importante para você que quer aprender por conta própria, é necessário encontrar um método que funcione para você. Mas, não quer dizer que você vai pegar um método e fazer tudo. Não, você vai pegar as coisas que funcionam e fazer isso com outro estilo de estudo. Por isso, eu sempre digo que é fundamental pesquisar novos métodos, é fundamental estar sempre aprendendo a aprender o idioma. E aos poucos, você vai personalizando e formando o seu próprio método de estudo.

Desenvolver um plano de estudos

A segunda coisa é desenvolver um plano de estudos. O que é um plano de estudo? Decidir que o que, onde e quando você vai estudar. Basicamente, uma programação de estudo para os próximos meses. Isso ajuda a se organizar e, principalmente, a ficar comprometido com os estudos. Isso é muito bom para qualquer tipo de estudo, basicamente, você vai ter um plano para seguir.

Quando você entra em um curso, eles lhe entregam um cronograma de aulas e a apostila, que contém tudo que será estudado. E quando você vai estudar por conta própria, esse planejamento é de sua responsabilidade. É basicamente, como ir viajar e levar um mapa para não ficar perdido.

Executar o plano

Após ter feito o método e o seu plano de estudo, a terceira coisa é executar tudo isso. Por incrível que pareça, tem muita gente que bola o método e o plano, mas, na hora de fazer, simplesmente, não coloca em pratica. Então, é muito importante que você execute o plano por um tempo considerável, ou seja, entre dois e três meses. Por que esse período? Porque não é muito longo, algo sustentável e dá chance para perceber se o estilo está de acordo e se você terá condição de continuar nesse ritmo. Executar é para ver o que está dando certo e fazer os ajustes para continuar.

Porque leva um tempo para você aprender, não dez anos como as escolas costumam projetar. Em três anos, você já consegue aprender bem o idioma, se tiver um bom método e plano de estudo adequado. Mas, coloque em pratica o seu plano de estudo. Afinal, a diferença entre quem aprende e os demais é que essa pessoa coloca em pratica e não fica apenas na teoria.