Home Dicas para aprender inglês Como Eu Aprendi Inglês Sozinho?

Como Eu Aprendi Inglês Sozinho?

9138

Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês. E hoje, eu vou falar um pouco sobre como eu aprendi inglês sozinho.

Eu vou contar a história de como eu me tornei fluente sem ter nunca morado nos Estados Unidos, ter sido educado desde pequeno no inglês, sem ter feito intercambio e nada parecido com isso. Isso é muito legal porque eu sou professor de inglês, tenho canal no Youtube, Página no Facebook e um curso de idiomas.

Eu tive contato com o inglês desde o meu a minha adolescência, porque jogava muito videogame. Acho que eu fiz parte da geração do videoagame e me diverti demais com o aparelho. Esse era o contato que eu tinha com o inglês.

No colégio, eu só tirava a nota necessária para passar de ano, mas, tinha um bom vocabulário. Mas, esse vocabulário que eu levei anos jogando videogame para desenvolver acredito que você alcançaria em alguns meses de estudo.

Aos 19 anos, eu me mudei para Londrina, no Paraná, e comecei a estudar japonês. E influenciado pelo estudo de japonês, eu descobri que estudando na Faculdade de Londrina poderia concorrer a uma bolsa de estudos de um ano no Japão. Eu entrei na faculdade no curso de Letras, com especialização em Inglês, para conseguir essa bolsa. Mas, quando eu comecei a freqüentar as aulas, o professor só falava inglês.

Só que eu não fazia tarefas, trabalhos e não estudava nada. Ia na aula apenas para escutar o professor falar inglês. Fiz isso por dois anos. No final desses dois anos de compreensão oral, a minha capacidade de entendimento tinha subido muito, só que eu não falava nada. Eu já tinha capacidade de me expressar, mas, não sabia disso.

Indo para o Japão…

Então, eu consegui passar no intercambio para o Japão, onde eu passei a morar em um alojamento. Como tinha gente do mundo inteiro, a gente falava diversos idiomas, além do japonês.

Quando não tinha uma língua para falar, se falava japonês ou inglês. Mas, a grande sacada é que ali eu conseguia me comunicar sem ter aquela pressão de dentro da sala de aula. A partir dai, eu fui percebendo que era capaz e me lembro até hoje da primeira vez que consegui me expressar.

Mas, por que eu consegui a fazer isso?

Porque o meu listening estava sendo desenvolvido a muito tempo. Naquele ano, eu fui praticando e melhorei bastante o meu inglês e japonês. Após esse ano, eu retornei a faculdade e comecei a me comunicar em inglês durante as aulas sem me sentir envergonhado. Depois de mais dois anos de curso, eu me formei e já tinha capacidade de dar aulas de inglês. Cheguei a trabalhar em escolas de inglês e tudo mais.

Basicamente, toda a minha jornada foi feita compreendendo o inglês. Comecei jogando videogame, desenvolvendo a minha compreensão oral nas aulas e tive mais com algumas chances de me comunicar em inglês. E isso foi o que fez o meu inglês deslanchar e é o que tentamos fazer no nosso método de inglês, sem que vocês tenham que gastar todo esse tempo. Nós trabalhamos de uma forma mais metódica e organizada para ficar tudo mais fácil.