Home Dicas para aprender inglês Como praticar a pronúncia em inglês?

Como praticar a pronúncia em inglês?

6395

Olá, pessoal! Aqui é o Mairo e, hoje estou gravando um vídeo muito especial. Como vocês podem ver, eu estou falando inglês. E normalmente, eu faço meus vídeos em português. Porém, o motivo de estar gravando esse vídeo em inglês é porque um dos meus leitores me pediu para falar um pouco sobre pronúncia.

Então, eu estava pensando o falar como falar sobre pronúncia, o que eu poderia dizer e cheguei a conclusão que a melhor maneira de falar sobre pronúncia era gravar um vídeo em inglês para que vocês possam ver o meu nível de pronúncia. E eu posso explicar para vocês como alcancei esse nível de pronúncia.

Basicamente, eu quero dizer duas coisas sobre pronúncia. Primeiro: eu alcancei esse nível de pronúncia somente treinamento compreensão oral. E por somente treinamento compreensão oral, eu quero dizer que nunca em toda a minha vida pratiquei pronúncia. Eu nunca fiz exercícios de pronúncia, nunca fui para frente de um espelho e comecei a praticar o som do TH, eu nunca fiz nada disso.

Eu apenas escutei muito inglês e, naturalmente, desenvolvi uma boa pronúncia. É por isso que eu acho e você precisa entender uma coisa. Eu não tenho um “dom” para idiomas e não tenho um “dom” para pronúncia. Na verdade, minha pronúncia não é muito boa. Se você tiver um pouco de conhecimento, verá que eu tenho sotaque brasileiro. Mas, eu não me importo, não é um problema ter sotaque. É algo natural. Eu morei no Brasil minha vida toda, é claro que eu tenho sotaque.

Mas, como eu escuto inglês todos os dias, eu escuto inglês todos os dias há praticamente cinco anos, naturalmente, sou capaz de falar inglês. Eu não falo inglês diariamente. O que eu faço é ler muito em inglês e escutar muito inglês. Eu faço várias coisas em inglês através da internet. Mas, eu não costumo falar inglês. Na verdade, eu não me lembro da última vez que tive que falar inglês com outra pessoa.

E se você pensar: como eu posso sentar aqui e gravar um vídeo inteiro em inglês? E o motivo pelo qual eu sou capaz de fazer isso, de falar inglês fluentemente e com boa pronúncia é porque eu escuto inglês todos os dias. Então, se você escutar inglês frequentemente vai desenvolver a habilidade de falar inglês e com uma boa pronúncia. Não será uma pronúncia perfeita, uma pronúncia igual a de um nativo. Você vai ter o seu sotaque brasileiro, assim como eu tenho o meu. Porém, isso é mais que suficiente. Isso foi como eu desenvolvi meu inglês e minha pronúncia: através da compreensão oral.

Mas, e para praticar a pronúncia?

Para praticar sua pronúncia e ter uma pronúncia muito boa não se foque nas palavras individuais. Não tente dominar a pronúncia de palavras isoladas. E eu estou dizendo para evitar isso porque quando falamos, nós não falamos palavra por palavra. Se você fala: “I go to the market”, você não fala pausadamente cada palavra. É uma frase inteira, um bloco de som.

Por exemplo, você diz: “Tomorrow, i’ll go to the market”. Você fala “Tomorrow” e faz uma pequena pausa. E diz “I’ll go to the market”. Então, são dois blocos de sons. Se você quer praticar a pronúncia dessa frase, pode praticar esses dois blocos de som.

Se você escuta, um áudio, por exemplo, com essa frase, você repete:  “Tomorrow… I’ll go to the market”. E se você praticar esses blocos de som, naturalmente, vai desenvolver uma boa pronúncia. Pois, a pronúncia não é apenas a pronúncia das palavras, mas, também o ritmo e a entonação da frase. Então, se praticar blocos de som: “Tomorrow… I’ll go to the market”. Você vai desenvolver uma pronúncia natural das palavras individuais, além do ritmo e da entonação natural.

Se você quer praticar pronúncia, essa é a minha recomendação. Mas, se lembra, eu não acho que é necessário treinar pronúncia. Porque se escutar inglês todos os dias, você vai desenvolver uma boa pronúncia de forma natural.