Home Dicas para aprender inglês Criando um Ambiente de Imersão em Inglês

Criando um Ambiente de Imersão em Inglês

6114

Aqui é o Mairo Vergara com mais uma dica de inglês de inglês para vocês. Hoje, vou falar de um método que se chama: ambiente de imersão. Esse é um método que eu aprendi há alguns anos quando estudava japonês. Para quem não sabe, eu comecei estudando japonês, depois passei para o inglês.

E na época que eu estudava japonês, havia um site muito legal, que ainda existe na realidade e, que se chama “All Japanese All The Time”. A pessoa que escrevia o site tinha várias técnicas de estudo. Inclusive eu aprendi muito, muito dos meus métodos vem do blog All Japanese All The Time. E uma das técnicas que ele usava se chamava: ambiente de imersão. E o que é um ambiente de imersão?

O ambiente de imersão, como o próprio nome diz, consiste em você criar ao seu redor um ambiente, onde você esteja, de certa forma, imerso no inglês. Então, você vai transformar a sua casa, o seu ambiente, os seus arredores em inglês. Mas, como que você vai fazer isso? Basicamente, você vai “inglesar” tudo o que faz. Então, vou dar alguns exemplos práticos para ficar mais claro.

Como “inglesar” tudo ao seu redor

Digamos que todos os dias, você passe 4 ou 5 horas trabalhando na frente do computador ou vendo o Facebook, enfim, as horas que você passa na frente do computador. E por acaso, o sistema operacional do seu computador, pode ser Windows, Linux ou Mac, e tudo o que você mexe no seu computador está em português. O seu sistema operacional está em português, os seus programas estão em português, o Word ou o seu editor de texto está em português, o seu email está em português, tudo está em português. E o que você faz? Você muda tudo para o inglês.

Você não precisa fazer isso de uma vez só, mas, pode ir mudando aos poucos. O seu computador, apenas um exemplo, passa a ser algo em inglês. Então, todo aquele tempo que você passar na frente do computador estará fazendo coisas em inglês. Então, você “inglesou” o seu computador.

Outro exemplo, você usa o celular, a maioria das pessoas hoje em dia tem um celular. Por incrível que pareça, até o ano passado eu não tinha celular. Eu consegui sobreviver até 2014 sem o celular, mas, chegou a um ponto que todo lugar que ia era a única pessoa do universo que não tinha um. Então, eu precisei comprar um celular.

Mas, você tem um celular e usa sempre. Porém, o seu celular está em português. Os menus, as configurações estão em português. O que você faz? Vá às opções e coloque seu celular em inglês. A partir dai, você tem o seu computador e o seu celular em inglês.

Se por acaso, você escuta música todos os dias, de manhã, na academia, enfim, você escuta bastante música em português, o que faz? Você começa a trocar as suas músicas, pare de ouvir em português e, comece a ouvir músicas em inglês.

E você vai aplicando esse conceito em várias outras coisas. De repente, todos os dias, você tem alguns afazeres domésticos: fazer o almoço, lavar a louça, etc. E o que você faz? Você pega alguns áudios de lições e deixa tocando ao invés de colocar uma música. Enfim, você vai “inglesando” a sua vida, o seu ambiente.  Todo o lugar que você vai tem alguma coisa acontecendo em inglês. Sai para ir à padaria escutando um áudio em inglês, transforme tudo ao seu redor em inglês.

Claro que isso varia muito. Tem gente que vai ser muito mais “hardcore”, que vai fazer tudo em inglês e até pode deixar de falar com outra pessoa se não for em inglês. Esse é um nível muito intenso, mas, você também pode fazer em um nível menos intenso, se quiser.

Lembrando: isso não é uma técnica obrigatória, ninguém é obrigado a criar um ambiente de imersão, mas, é algo que vai dar muito resultado nos seus estudos. Mas isso não é algo que você vai fazer um ou dois dias e dará certo, você precisa fazer isso ao longo de muitos dias, muitos meses e até mesmo anos. Podem ter se passado três anos com tudo ou 90% de tudo que você faz e tem contato em inglês, naturalmente, você vai absorver muito.

Pode parecer que o seu celular estar em inglês não vai fazer diferença, mas, faz. Porque, você vai se acostumar a mexer nos menus e fazer tudo em inglês. Afinal, quanto tempo você passa mexendo no celular por dia? Você passa dez minutos mexendo no celular por dia, por exemplo. E colocando em inglês, vão ser 10 minutos, duas horas, dois dias em contato com o inglês. Some isso ao tempo que passa no computador, ao tempo que passa ouvindo música, ao tempo que está dirigindo e ouvindo um áudio em inglês, todo canto tem um pouco de inglês. E no fim do dia, você teve 4, 5, 6, 7 ou 8 horas em contato com o idioma.

Agora, imagine isso multiplicado por dois ou três meses, além das suas aulas de inglês, do seu estudo pessoal. Vira uma “bomba atômica” do inglês, você realmente começa a aprender muito mais rápido. Então, se é possível para você, isso é só uma sugestão, crie um ambiente de imersão e transforme os seus arredores em inglês. Isso pode fazer muita diferença nos seus estudos.

Eu espero que tenham gostado desse vídeo falando de ambiente de imersão. Eu deveria ter feito esse vídeo há muito tempo, mas, são tantos vídeos que alguns vão ficando para depois. Finalmente, saiu o vídeo sobre ambiente de imersão.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit