Home Dicas para aprender inglês Dificuldades do Aprendizado do Inglês?

Dificuldades do Aprendizado do Inglês?

9314
2

E aí pessoal, hoje vou falar um pouco sobre as dificuldades no aprendizado do inglês e como você pode lidar e superar essas dificuldades que vão surgir na jornada de qualquer estudante de idiomas. Bom, está na hora de tratar de métodos para superar as suas dificuldades no aprendizado de um novo idioma.

Mas, por que abordar esse tema justamente agora? Bom, recentemente, a minha primeira filha Carolina nasceu e tanto ela quanto a minha esposa estavam muito bem. No entanto, em um determinado momento, a minha esposa começou a se sentir muito mal. E apesar de tentar manter o controle da situação, eu cheguei a um ponto de não saber mais o que fazer e acabei pedindo ajuda para outros familiares.

Normalmente, quando enfrentamos uma dificuldade, entramos em desespero, perdemos o controle da situação e o problema tende a ficar ainda maior. E este é o pior cenário a encarar: perder a calma, deixar de raciocinar e se dominar pelo medo. Eu assisti um filme certa vez, o qual falava sobre surfistas, lá dizia que quando um surfista pega uma onda muito grande  e a onda joga ele para baixo da água, o fator determinante é manter a calma, pois quando se perde a calma você para de pensar, perde os reflexos e o instindo de ação.

Superar dificuldades no aprendizado de um novo idioma

Mas, o que isso tem haver com o inglês? Quando estamos aprendendo um novo idioma, vão surgir certos pontos do aprendizado em que questionaremos o método de ensino, a nossa capacidade de aprendizado, a utilidade do material de apoio, a eficiência do curso, enfim, diversos desafios podem aparecer para lhe fazer questionar o seu desenvolvimento. E neste instante de crise, é essencial que você não se desespere. E o principal exemplo disso é quando o aluno, simplesmente, para de estudar e desiste do curso. Um exemplo prático disso é quando peço para um dos meus alunos para pegar determinado texto e ouvir o áudio do texto todos os dias no tempo ocioso. E eu sempre digo que por mais que seja difícil no início, o aluno deve continuar escutando todo dia um pouco, desta forma aos poucos o áudio vai ficando mais claro. O que acontece é que muitos alunos depois de um ou dois dias, entram em desespero alegando que não conseguem entender, que é muito difícil, muito rápido e que querem algo mais lento.

O ápice deste desespero é notar que os outros estão entendendo o conteúdo, enquanto você passa por dificuldades e começa a achar que o problema é unicamente seu. E se você se apavora, a primeira ideia é interromper o seu curso e desperdiçar todo o envolvimento e esforços já feitos. Justamente nessa ação, você falha.

Dicas para superar um momento de crise:

Independentemente da dificuldade, não entre em desespero. Para ajudar a resolver essa situação, eu separei duas dicas:

Inicialmente, você deve avaliar o método, se a sua atual maneira de estudo realmente dá resultado. Pesquise e analise senão há outra alternativa que se encaixe melhor com o seu estilo, mas, faça isso sem entrar em pânico. Talvez você está se focando demais na gramática e talvez seja melhor focar em textos e áudios por exemplo. Assim você pode analisar os dois métodos e ver o qual faz mais sentido e mudar de método, mas tudo isso feito com calma, sem desespero.

Sempre olhe para trás e reconheça a sua evolução

É comum entramos em desespero porque costumamos olhar para o objetivo concretizado, por exemplo, a fluência. E ainda nós compararmos com outras pessoas, que estão estudando há muito mais tempo. Então, nesse caso, olhe para trás e considere unicamente o seu progresso.

Sempre que encarar uma dificuldade: pare, olhe para trás e avalie o quanto você já progrediu. Muitas vezes, você se dedica um mês ao estudo do inglês e acha que não evoluiu absolutamente nada. Então, basta pensar no quanto você sabia antes de iniciar esse estudo e comparar com tudo o que já aprendeu. E às vezes, essa diferença pode ser notada em um período curto, como uma semana ou um mês.E o mais importante: continue estudando, porque você só para mesmo de aprender, quando desiste de tudo. Por isso, siga em frente.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit