Home Dicas para aprender inglês Entendo bem, leio bem, mas não falo nem escrevo!

Entendo bem, leio bem, mas não falo nem escrevo!

5040

Hoje, o assunto é o seguinte. Eu recebo muitos emails desesperados de alguns alunos: “Mairo, eu entendo inglês razoavelmente bem, eu leio razoavelmente bem, mas, na hora de falar e de escrever não sai absolutamente nada, o que eu devo fazer?”.

Foco na leitura e compreensão oral!

Essa é uma situação que acontece com todo mundo que estuda inglês. Quando você chega a um nível de já conseguir se virar razoavelmente bem em inglês, começa a querer falar e escrever no mesmo nível. E acaba se cobrando quando isso não acontece. E a dica que eu sempre dou é: treine a sua leitura e a sua compreensão oral, não se dedique a escrever e falar tanto. Esse nível do razoável não serve muito para escrever e para falar. Você precisa elevar esse nível razoável para um patamar, no qual possa entender praticamente qualquer coisa em inglês.

E é esse nível alto que você tem que visar chegar. A partir dai, pode começar a se preocupar com a escrita e a fala. Você vai ter que esperar um tempo para se preocupar com a fala e a escrita, só que ainda assim vai aprender muito mais fácil do que a galera que desde o início dos estudos já estava tentando escrever e falar.

E como que eu sei disso tudo?

Porque eu me dedicava a escrever e falar quando estava estudando japonês e, após cinco anos o meu japonês ainda era razoável.

Então, investir na fala e na escrita é basicamente um jogo a longo prazo, que vai trazer resultados muito maiores para você do que para aquele pessoal que investe em aprender um pouco de escrita e fala.

Se você está no nível “lendo e escrevendo razoavelmente” não importa, continue trabalhando dia após dia a sua leitura e a compreensão oral que mais a frente você vai colher grandes resultados.