Home Dicas para aprender inglês Foco ou variedade de materiais para aprender inglês?

Foco ou variedade de materiais para aprender inglês?

2550

O que é melhor focar o estudo em poucos materiais ou diversificar os assuntos com livros em inglês, seriados em inglês, podcasts? São duas as respostas.

Para estudar inglês, é essencial ter foco e não se perder na infinidade de matérias que existem hoje em dia. Se você entrar no Google e procurar “materiais para estudar inglês”, você vai encontrar zilhões de possibilidades.

Antigamente, quando não havia toda essa diversidade com a Internet ou mesmo o Google, os materiais eram mais limitados. Afinal, o Google é como você ir a biblioteca e ter 300 livros de inglês para estudar, mas, você pode ficar perdido ao ficar pulando de cada um para o outro e o seu estudo acaba não sendo tão eficiente.

Plano e rotina de estudos com os materiais definidos.

Você precisa de um plano e uma rotina de estudos com os materiais que vão ser estudados já definidos. Quando finalizar um conteúdo, você passa para o próximo. Mas, é claro que o seu estudo não pode ficar chato. E pode ficar chato se você ficar apenas em um livro, todos os dias por horas. Então, é bom ter um pouco de flexibilidade.

Se você estuda ou está começando a estudar inglês, eu diria para variar os materiais de estudo, mas, variar pouco. Conforme o tempo passa e seu inglês progride, fica mais fácil flexibilizar os seus materiais. Pois, no início você precisa trabalhar com textos e exercícios feitos para aprender inglês. Depois, você já pode variar com seriados, podcast, textos, músicas. A partir daí, você vai procurando os materiais que lhe agradam mais. Por exemplo, eu gosto muito de escutar podcasts. Então, eu tinha vários documentos que acompanhava e sempre estava escutando. Essa flexibilidade você que vai fazer. Por isso, procure materiais do seu interesse. Tenha diversidade dos seus materiais, mais não muita. Para que você consiga manter os esforços no pouco conteúdo que você tem.

Variar as formas de estudo

Você mantém o foco em poucos materiais, com flexibilidade. Nos cursos que eu dou, nós temos várias formas de estudo. Nós pegamos um material e estudamos de diversas maneiras. Variando as técnicas, você estuda escutando, lendo, fazendo tradução, variando pouco os materiais e as técnicas de estudo você consegue tornar o estudo efetivo e não chato. É essa a dica que eu dou, já que hoje em dia é fácil ir ao Google, achar um monte de material, estudar de tudo e não aprender nada.

Aulas e materiais de estudo gratuitos!

Quer receber materiais gratuitos para estudar inglês toda semana? Basta informar seu e-mail abaixo:

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit