Home Dicas para aprender inglês Por que não depender de regras de gramática para aprender inglês?

Por que não depender de regras de gramática para aprender inglês?

2466

Hoje, eu vou falar um pouco sobre porque você não pode depender das regras de gramática na hora de aprender inglês, na hora de aprimorar o seu inglês.

O que é a gramática?

Sempre que eu falo nesse assunto é um pouco polêmica, mas, vou tentar explicar de maneira simples. Antes de tudo, você precisa entender que a gramática é a descrição de como são as coisas em uma língua. Ela descreve os fenômenos que acontecem no inglês. Só que a gramática vem depois da língua. Você fala desse jeito e a gramática descreve aquilo que acontece. O grande problema é você tentar aprender a gramática do inglês para aprender inglês. Isso não funciona para aprender a língua.

No português, você aprendeu a língua e depois a gramática. Quem sabe, a gramática tenha melhorado um pouco as coisas para você. A mesma coisa no inglês. Você aprende inglês e depois aprende a gramática do inglês, se quiser. E você não pode depender das regras da gramática.

Por exemplo: você fala “Big Blue Plastic Toy”, ou seja, grande brinquedo de plástico azul. E você não vai falar por “Plastic Blue Big Toy”. Os adjetivos não vão vir nessa ordem. Se você for na gramática vai encontrar uma regra para isso: a regra das ordens dos adjetivos. Eu sei falar a frase, mas não sei a regra. A regra diz que primeiro vai aparecer o adjetivo de tamanho, depois adjetivo de idade, adjetivo de forma, cor, nacionalidade e material. Por isso que se fala: “Big Blue Plastic Toy” nessa ordem. Essa é a regra.

Não depender de regras para falar ou entende o inglês!

E num método tradicional de ensino de inglês, você vai encontrar exercícios do tipo: “coloque os adjetivos na ordem certa”. Você vai olhar para frase, para os adjetivos e tentará analisar. Você vai preencher os espaços, o professor vai corrigir e você saberá a regra da ordem dos adjetivos. Mas, você depois vai à rua e dá de cara com um americano e tenta trocar uma ideia com ele. Tenta colocar a regra na pratica, mas, fica pensando na regra até que o cara acaba indo embora. Porque é humanamente impossível você pegar essa regra complicada e aplicar na hora de falar e entender inglês.

Mas, você pode perguntar como que eu sei que a ordem certa é “Big Blue Plastic Toy? E eu sei porque estudo através de “imput”, ou seja, eu estudo lendo muito, escutando muito e tendo muito contato com o inglês. E sempre que ouvir uma frase com estrutura de adjetivos em inglês estará na ordem certa, então sempre vou ouvir “Big Blue Plastic Toy”. Naturalmente e aos poucos, o meu cérebro vai se acostumando com a ordem correta. E eu falo a ordem correta, porque estou acostumado com ela e nunca tive contato com os erros.

Não tem como depender da regra para falar, escrever e entender o inglês. Ao invés de fazer um estudo baseado gramática da língua, faça um estudo baseado em se expor ao idioma que de fato você vai ter resultados muito mais expressivos.