Preparação é a chave do sucesso

3299

Olá pessoal, hoje vou falar um pouquinho sobre um assunto um pouco diferente, que é a preparação, a importância de você se preparar muito bem para qualquer coisa que você for fazer ou aprender na sua vida.

Mas por que eu vou falar de preparação? Bom, talvez você não saiba mas neste mês, abril de 2015, nasceu a Carolina que é a minha primeira filha, e obviamente eu fiquei muito feliz, afinal se trata do meu primeiro filho, no caso, filha.

Pois bem, a Carolina nasceu de um parto natural, um parto não induzido, sem anestesia e a Carolina nasceu super saudável, a minha esposa também está muito bem, enfim tudo ocorreu muito bem. Com tudo isso, muitas pessoas podem olhar de fora da situação e achar que tudo isso aconteceu e que tudo foi sorte, pois tudo ocorreu bem, não houve nenhuma complicação no parto, enfim. A verdade é que não se trata de sorte, mas houve toda uma preparação que nós fizemos ao longo dos 9 meses de gravidez da minha esposa.

Durante esses 9 meses nós estudamos muito sobre o assunto, eu mesmo, fiz um curso de gestante com a minha esposa, ela também estudou muito sobre parto normal, pois por incrível que pareça no Brasil esse tipo de parto não é muito comum. Você precisa achar um bom médico, que entenda bem do assunto, que até mesmo queira fazer o parto normal, pois muitos médicos não gostam. Por isso é importante que se encontre uma equipe médica competente, uma hospital com a estrutura adequada. Mas a preparação envolveu muito mais do que somente informações, ela ocorreu de modo geral, como por exemplo em aspecto financeiro.

Eu trabalhei muito esse ano, nunca tinha trabalhado tanto como no último ano para poder dar o melhor para a minha família. Eu também não sabia dirigir, apesar de ter 31 anos. Com a minha esposa grávida eu teria que dirigir para leva-la onde fosse preciso, por isso fiz as aulas teóricas e práticas para fazer o exame, sem direito a reprovar na prova do Detran.

Resumindo, como vocês podem notar, houve uma preparação geral em diversos níveis, onde o resultado foi um parto onde ocorreu tudo bem e mesmo se houvesse alguma complicação, não seria tão grave pois nos preparamos para isso. Esse tipo de preparação se aplica a qualquer tipo de coisa na nossa vida, inclusive para estudar inglês. A diferença é que a preparação para estudar inglês ou qualquer outra língua estrangeira é que, neste caso, é como se você estivesse se preparando o tempo todo, então todo dia, ao se sentar para estudar um texto, escutar um áudio em inglês, assistir um seriado em inglês ou revisar o seu deck do Anki, é como se você estivesse se preparando, então, o ato de estudar inglês é uma preparação constante que você está fazendo para o momento que você precisar usar o seu inglês em determinada ocasião.

Eu sempre falo para os meus alunos que a constância, o ato de estudar todo dia um pouco é muito mais importante do que o objetivo. Se por acaso você já estudou um determinado texto e ainda não o entende muito bem, você deve continuar estudando todo dia um pouco, o importante não se você já entende muito bem, mas a constância de todos os dias se dedicar a isso, de todo dia manter contato com o inglês, pois daqui a algum tempo você será capaz de ler esse mesmo texto, talvez você ainda não possa ler e entender tudo, mas fará isso muito melhor do que você faria se não tivesse se preparado. Imagine que aconteça uma situação inusitada como por exemplo, você estar andando na rua e se depara com um acidente e precise se comunicar em inglês com algum estrangeiro, tudo bem, eu sei que é difícil isso acontecer mas é só um exemplo. Se você esteve se preparando todos os dias, lendo, escutando, mantendo contato com o inglês, naquela hora específica que você precisar do seu inglês, toda a preparação que você fez virá a tona.

O que acontece muito é que algumas pessoas falam comigo que não conseguem aprender inglês, eu então as pergunto: “Bom, nos últimos dois meses, você estudou todos os dias, todas as semanas você fez algo em inglês?” A resposta quase sempre é não, e por alguma razão a pessoa desistiu. É claro que ninguém aprende nada assim. Por isso é muito importante que você estude todos os dias sem visar um resultado final, sem visar a fluência nesse caso, mas simplesmente se focando a fazer isso todos os dias como preparação para algo maior, seja a fluência, uma viagem, ajudar algúem, enfim, a preparação é uma das chaves para o sucesso em diversos aspectos das sua vida incluindo o inglês.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit