Home Dicas para aprender inglês Professor nativo ou não nativo para aprender inglês?

Professor nativo ou não nativo para aprender inglês?

7346

Hoje, eu vou falar um pouco sobre o que é melhor para aprender inglês: ter aulas com um professor nativo ou não.

O professor não ensina, orienta!

No começo dos seus estudos, quando você ainda está em um nível bastante iniciante eu recomendo um professor não nativo. Mas, por quê? Existe a ideia nas escolas de idiomas que você vai aprender o inglês a partir do professor, mas, na verdade, estamos cada vez mais indo para uma direção em que o professor é um tipo de orientador, um técnico.

Por exemplo: os meus amigos aprendem inglês a partir de áudios em inglês, textos em inglês, seriados e filmes em inglês, enquanto que eu vou orientando todos eles, porque já trilhei esse caminho que querem trilhar até a fluência. Eu motivo quando sinto que estão desanimados do estudo, corrijo os erros, indico métodos de estudos mais eficientes e até mesmo oriento no esclarecimento de algumas dúvidas. Como eu e os meus alunos falamos português, eu tenho muito facilidade para orienta-los do que um professor nativo.

Vai chegar um momento em que você vai querer começar a praticar a sua conversação e levar o seu estudo de inglês para outro nível. E nesse momento, você vai procurar um professor nativo. Mas, muita gente ao chegar nesse nível de procurar as aulas com um professor nativo acaba procurando as aulas de conversação em grupo com um professor não nativo e um monte de alunos que ainda estão aprendendo.

Eu posso até ser meio polemico, mas, recomendo que você fuja dessas aulas de conversação sem professor nativo. Não é que essas aulas sejam ruins, mas, é que em 2015 não faz sentido você sair da sua casa para ir para uma escola e ficar praticando o seu inglês com um monte de brasileiro.

Primeiramente, porque isso é menos efetivo do que fazer uma aula com um professor nativo. Você pode ir para internet e encontrar sites para ter contato com pessoas nativas. Você encontra esses sites com valores iguais ou até menores do que das escolas de idioma, do conforto da sua casa, método um a um, com professor nativo e com assuntos do seu interesse. Desta forma, o seu aprendizado vai ser muito maior. Esse é o caminho mais curto para chegar a fluência. Basicamente, você deve fazer um mix de professor não nativo no começo e professor nativo a partir do progresso nos seus estudos.