Home Dicas para aprender inglês Quais são os melhores seriados para aprender inglês?

Quais são os melhores seriados para aprender inglês?

5576

Hoje, eu vou falar sobre quais são os melhores seriados para aprender inglês. Esse é um tema bastante recorrente no estudo de idiomas, já que muita gente me pergunta “como fazer para aprender inglês vendo seriado” e muita gente diz que aprendeu inglês assistindo seriado, mas também diversos alunos me perguntam “quais são os melhores seriados para aprender inglês”.

Critérios para escolher um seriado

Existem diversos critérios que você pode aplicar para escolher um seriado. O primeiro critério é que você não pode ir direto para o seriado, caso não saiba nada de inglês. Para assistir ao seriado, você precisa entender 65% do que está acontecendo com áudio e legendas em inglês. Se você ainda não está nesse nível, comece a estudar frases, textos curtos e materiais mais simples e quando atingir esse nível pode migrar para o seriado.

O segundo critério é que o seu gosto vai influenciar muito. Não adianta eu recomendar que você assista Friends, alegando ser o melhor seriado do mundo, se você assistir e achar uma porcaria. Você pode até tentar, mas, não vai aproveitar nada. Então, o gosto influencia muito. Por isso, você vai fazer uma seleção e assistir o que gosta mais.

Mas, existe um critério especial para o aprendizado. Imagina que você está indo para um bar tomar uma cerveja, um café ou um suco com um grupo de americanos. Você nem precisa interagir com eles, fica apenas observando a situação. Você está aprendendo inglês? Está! Aos poucos, você vai entendendo uma frase, um pedaço da conversa e até algumas piadas e, consequentemente, o seu nível vai melhorando.

Agora imagine outra situação. Ao invés de ir ao bar, você vai jogar futebol com esses mesmos americanos. Você vai estar correndo, brigando pela bola e eles estarão se comunicando em inglês. Você vai aprender inglês? Vai, menos do que na mesa do bar, mas, vai aprender alguma coisa. E por que menos? Porque no bar, o foco da sua interação está realmente na conversa, enquanto que na partida de futebol isso é secundário.

E como que isso se aplica ao seriado?

Bom, se você está vendo um seriado sobre futebol ou sobre explosões, sendo que o dialogo é uma parte menor, isso vai lhe proporcionar um aprendizado não tão efetivo. Já nos seriados, nos quais o foco é a conversa, vão proporcionam um aprendizado bem maior. Por isso, seriados tipo Friends vão proporcionar um aprendizado gigantesco. São seis personagens que conversam a todo o momento na casa deles, no café e é a interação entre eles que leva o seriado para frente. Por isso que seriados como Friends tendem a ser tão efetivos e tanta gente fala que aprendeu inglês com Friends.

Tem vários seriados nesse estilo, tem Friends, Two And a Half Men, How I Met Your Mother, esses três são seriados de comédias. Já Lost, que eu gosto bastante, não é uma comedia. É uma série de ação, onde os personagens estão presos em uma ilha e precisam se virar, mas, que pode ser enquadrado como seriado com muitos diálogos. Por outro lado, um seriado que eu comecei a assistir, The Walking Dead, aquela série dos zumbis, não foca muito nos diálogos. Inclusive há o personagem do arco (Besta), o Daryl, que fala pouco e bastante sussurrado. Sendo assim, a série não proporciona um aprendizado tão grande.

Então, se você está esperando uma lista com os melhores seriados, eu não tenho como passar. Você precisa seguir esses critérios. Então, escolha um seriado que você entenda 65% do conteúdo com áudio e legenda em inglês, um seriado do seu interesse ou pegue um monte deles e teste. E procure um seriado, no qual o foco está na conversação e na interação dos personagens.

Se você seguir esses três critérios vai encontrar os seriados adequados e terá um aprendizado bem efetivo. Mas, sempre procure assistir ao seriado inteiro e depois migrar para o outro e outro, assim o seu inglês decola.