Home Dicas para aprender inglês Como Manter o Foco Ao Escutar Áudios em Inglês?

Como Manter o Foco Ao Escutar Áudios em Inglês?

4408

Hoje, eu vou responder a um comentário dos meus vídeos. A pessoa perguntou: “como é possível manter a concentração ao escutar áudios em inglês?” Se você é novo por aqui talvez não saiba, mas, eu sempre recomendo escutar muito, muito áudio em inglês. Muita gente acaba perdendo a concentração ao ouvir áudios em inglês, pois começa a pensar em outras coisas e se distrai.

Basicamente, existem duas maneiras diferentes de escutar áudios em inglês. Você pode escutar áudio em inglês de uma maneira concentrada ou de uma forma relaxada, sem prestar muita atenção. E as duas tem as suas vantagens e as suas funções.

Escutar prestando atenção:

E como que você escuta o áudio prestando atenção? Você coloca o áudio e não presta atenção em mais nada. Você até pode fazer outras atividades enquanto escuta o áudio com fones de ouvido, seja lavar a louça ou correr. É até melhor. Porque quando você senta na cadeia e coloca os fones, é muito fácil prestar atenção em outra coisa. Essa é minha dica mesmo: faça outra atividade mecânica, que o seu corpo inicie a sua atividade e o seu cérebro se foque no áudio. E você presta atenção cinco, dez minutos, dependendo do tamanho do áudio. E você não fica ali, fazendo força para absorver o conteúdo. Apenas presta atenção. Quando você está assistindo um filme e mexendo no celular, a sua atenção não está no filme. Você precisa largar o celular e focar no filme. A mesma coisa no inglês. Você só presta atenção no áudio sem fazer força. E você nem precisa fazer isso por muito tempo, dependendo do tamanho do áudio e do seu nível de inglês. Mas, basta ouvir sem nenhuma distração.

Escutar sem prestar tanta atenção:

E a outra forma que você pode fazer com mais frequência é ouvir o áudio enquanto faz outra coisa. Você está fazendo alguma coisa e pode colocar um áudio em inglês, como background, ou seja, ao fundo. Pode ser um seriado em inglês, um programa de rádio, qualquer coisa em inglês. Esse tipo de treino de áudio é tão efetivo quanto o áudio focado? Não, ele não é tão efetivo. Mas, ainda assim é uma exposição ao inglês. Tem aquele som em inglês entrando no seu cérebro. O grande segredo é fazer as duas atividades.

Então, todo dia você tem que fazer o áudio prestando atenção, mas, também pode deixar um áudio rolando no fundo. Então, você pode fazer 15 ou 30 minutos de treino prestando atenção e deixar mais uma ou duas horas de áudio em inglês rolando ao fundo. Se você juntar os dois vai ter uma exposição ao inglês muito boa ao longo dia. E se conseguir fazer isso ao longo de alguns meses e até anos, o seu inglês vai praticamente decolar.